AFTOSA – Tocantins abrirá oficialmente a 2ª etapa da campanha de vacinação,...

AFTOSA – Tocantins abrirá oficialmente a 2ª etapa da campanha de vacinação, nesta terça-feira, 6

SHARE
Segunda etapa vai até final deste mês (Foto: Divulgação)
Segunda etapa vai até final deste mês (Foto: Divulgação)

Da Redação*

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec),  realizará, nesta terça-feira, 6,  o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a a febre aftosa Será a partir das 8h30, na Fazenda São Sebastião-Taquarussu Grande, localizada em Palmas, do produtor rural, Fenelon Barbosa Sales.

O evento, que é tradicionalmente realizado nas duas campanhas anuais, maio e novembro, contará com a presença de políticos, produtores rurais, empresários e a comunidade em geral. Na oportunidade, será comemorado os 20 anos de criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Nesta etapa, a expectativa é vacinar cerca de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados em maio, dos mais de 8,6 milhões de animais existentes.

– É um momento de celebrarmos as vitórias e conscientizarmos todos os envolvidos sobre a importância da vacinação do rebanho, que tem assegurado ao estado qualidade na carne e a abertura de novos mercados consumidores – avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A declaração da vacinação é obrigatória, inclusive, para os produtores rurais que não tenham animais nessa faixa etária.  A multa para quem deixar de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Exportações

O Tocantins está habilitado a exportar carnes para mais de 130 países, e ocupa o 11º lugar no ranking nacional em número de bovinos. Em 2017, exportou mais de 28 mil toneladas de carnes e subprodutos, para 27 países. Entre os principais importadores estão: Rússia, Hong Kong, Chile, Egito e Emirados Árabes, respectivamente. Em 2018, de janeiro a setembro, já foram exportados 27,2 mil toneladas desses produtos para 29 países, já apontando um crescimento em relação ao ano anterior.

O estado está há 21 anos livre da febre aftosa com vacinação.

*Fonte: Ascom/Adapec, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY