SHARE

Da Redação*

O Governo do Tocantins entregou na tarde desta quinta-feira, 9, treze caminhões, 11 câmaras frias e kits de equipamentos para os 139 municípios tocantinenses. A solenidade de entrega foi realizada no Centro de Convivência da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019).

Governador Carlesse entrega caminhões e equipamentos aos municípios tocantinenses (Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins)
Governador Carlesse entrega caminhões e equipamentos aos municípios tocantinenses (Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins)

O programa conta com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões do Ministério da Cidadania com contrapartida do estado e tem como propósito a modernização das Centrais de Apoio à Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. Foram beneficiados com caminhões 13 municípios tocantinenses com mais de 15 mil habitantes.

Para o governador Mauro Carlesse, essa iniciativa vai impulsionar a agricultura familiar e incentivar a permanência do agricultor no campo, que terá mais apoio e estrutura para o transporte e armazenamento daquilo que produz.

– O nosso pequeno produtor agora vai poder produzir com garantia de armazenagem e comercialização e com isso minimizar o sofrimento daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade por falta de condições financeiras para se alimentar melhor.

Para o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Jairo Mariano, a entrega desses equipamentos vai permitir implementar o Programa de Aquisição de Alimentos e também que os pequenos proprietários rurais possam aumentar a produção em virtude da garantia de armazenagem e garantia da comercialização.

– A ATM está a disposição do governador para discutir programa para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

O secretário do Desenvolvimento Social, Messias Araújo, entende que a central equipada vai permitir uma significativa melhoria para recebimento e armazenamento dos alimentos oriundos do campo, e automaticamente maior agilidade na operacionalização dos programas.

 – Vai possibilitar uma produção maior e com mais qualidade para atender as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Kits

Nos 13 municípios do Tocantins com mais de 15 mil habitantes, além dos kits, que contêm balanças eletrônicas, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras multifuncionais, mesas de escritório, cadeiras, aparelhos de ar-condicionado, balanças de medição e paletes de polietileno; também foram beneficiados com uma câmara frigorífica  e um caminhão frigorífico completo. Os equipamentos serão utilizados para equipar as centrais de distribuição com estrutura operacional adequada para receber, selecionar e condicionar os alimentos e distribuí-los, evitando desperdícios e garantindo sua maior qualidade.

Vulnerabilidade alimentar

Os alimentos vindos da agricultura familiar serão direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Os produtores da agricultura familiar vendem os seus produtos para o governo do Estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar com dispensa de licitação.

Presenças

Também participaram do evento, o secretário nacional de Inclusão Social, José Roberto Carlos; a senadora Kátia Abreu; o vice governador Vanderlei Barbosa;  deputados federais, estaduais e prefeitos de todo o Estado.

*Fonte: Secom/Governo do Tocantins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY