Por Antônio Oliveira

Uma das maiores vitrines brasileiras do agronegócio, da agricultura familiar e da produção rural de forma sustentável, a Agrobalsas, está em pleno trabalho de organização de sua edição deste ano. A feira, que vai para sua 18ª realização,  é uma promoção da Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor Centro-Norte de Exportação (Fapcen).

Organizadores e expositores em reunião na sede da Fapcen (Fotos: Ascom/Fapcen)

Nesta segunda-feira, 18, por exemplo, seus organizadores fizeram uma reunião com a presença de mais de 30 representantes dos segmentos de maquinários leves e pesados, veículos, revendas, instituições financeiras e da Prefeitura Municipal de Balsas.

A reunião, conforme a instituição promotora,  foi realizada para apresentar o tema deste ano, mostrar as principais novidades e ouvir as dúvidas, questionamentos e sugestões dos expositores.

“Cerrado: o celeiro do mundo”, é o tema deste ano.

Ainda durante o encontro, realizado na sede da Fapcen – Fazenda Sol Nascente -, na zona rural de Balsas, Gisela e Marcelo Introvini, respectivamente superintendente da Fapcen e diretor-executivo da Agrobalsas, apresentaram a planta baixa das áreas de vitrines estática e viva – detalhe para o espaço que a pecuária passa a ter a partir desta edição -; a evolução do faturamento de 2017 (R$ 436 milhões), e de 2019, (R$ 1.152.861,250);  crescimento de expositores de 428 em 2018 a 568,  em 2019.

Entre as atividades de palestras, cursos, oficinas, seminários e workshop, foram destacados, durante a reunião, o I Workshop do Artesão Empreendedor e o II Workshop Cultural e Sustentável.

Entre as presenças já confirmadas está a da presidente Mesa Redonda de Soja Sustentável (RTRS), Marina Born Engels.  Fazendeira na Argentina e no Uruguai, ela cria hereford, braford e búfalos; dirige um grupo que cultiva soja, milho, trigo e aveia. Possui planta de silos em ambos países. É membro da Mesa Redonda de Carne Sustentável. É também, juntamente com seu esposo, sócia no Brasil de uma empresa de drones,  chamada VOA que trabalha muito o Agronegócio. Tem uma contribuição muito grande para o agronegócio brasileiro.

A Agrobalsas já está no calendário nacional de eventos de agro como uma das maiores do Brasil e a segunda maior da região Norte. Será realizada, neste ano, entre os dias 18 e 22 de maio.