Diretores da FAPCEN/Agrobalsas são reebidos na SAGRIMA (Foto: Ascom/FAPCEN)

*Por Antônio Oliveira

Parceira fundamental do Agrobalsas, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA), foi uma das secretarias de Estado visitadas pela equipe de gestores da FAPCEN, promotora da feira, que ocorre entre 18 e 22 de maio, em Balsas, sul do Maranhão.

Lá, a equipe foi recebida pelo secretário Sergio Delmiro e pela secretária adjunta, Andréia Amorim, bem como por representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED Maranhão). Na agenda,

alinhamento das ações a serem realizadas durante o Agrobalsas.

A SAGRIMA, conforme a superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini,  ficou responsável por articular junto ao Senar, CIEE, FAEMA, AGERP e SFA, o apoio delas na mobilização dos pequenos produtores com visitas a participação na feira por meio de palestras, cursos, etc.

O Agrobalsas não é apenas uma vitrine do agronegócio empresarial. É, também, uma oportunidade para os agricultores familiares se capacitarem e  ter acesso a novas tecnologias a serviço dos pequenos produtores.

Turismo e artesanato

Atividades econômicas que contracenam com os vastos campos agrícolas, o turismo e o artesnato no sul do Maranhão são muito ricos, principalmente na área de ecoturismo. Desta forma, conforme Gisela Introvini, não poderia ficar à margem da importância social e econômica do Agrobalsas.

Ainda em São Luís, este tema teve agenda especial na Secretaria de Turismo do Maranhão. Nela, a equipe da FAPCEN se reuniu com o superintendente Programa do Artesanato do Maranhão, Carlos  Martins e com a representante da Assari, Simone Fonseca. O convite foi para estes dois setores atuem conjuntamente com a FAPCEN no Workshop Cultural e Sustentável que acontecerá durante o Agrobalsas 2020.

*Com informações da Ascom/FAPCEN