SHARE
Piscicultura  terá espaço na Agrotins 2018 (Foto: Ascom/Seagro)
Piscicultura terá espaço na Agrotins 2018 (Foto: Ascom/Seagro)

*Da Redação

A Agrotins 2018 terá, como em anos anteriores, um pavilhão dedicado a piscicultura. Conforme a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária do Estado do Tocantins (Seagro), promotora do evento, a programação inclui apresentação de agroindústrias de produção de ração, frigoríficos e empresa de produção de alevinos, como exemplos de organização da cadeia produtiva no Estado.

A organização do “Portal da Aquicultura e Pesca” preparou uma vasta programação para os visitantes e produtores nos cincos dias de realização da Feira.  Considerada a maior feira do setor da região Norte do país, o evento acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Uma das inovações é o “Circuito do Peixe: crie peixe com qualidade e segurança”, evento realizado numa parceira entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). A proposta é para que visitantes e produtores conheçam todas as etapas da piscicultura, desde a construção de viveiros, produção de alevinos e indo até o processamento do pescado, trazendo o máximo de informações sobre a atividade.

– Outra novidade é a participação de agroindústrias do Tocantins, na produção de ração e frigorífico, bem como uma empresa que produz alevinos, numa demonstração de que os empresários tocantinenses investem no setor da piscicultura e mostrando o potencial para abertura de mais negócios voltados à atividade, que gerem empregos e renda para o Tocantins –  ressalta o diretor de Aquicultura e Pesca da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Alexandre Godinho.

Os interessados também poderão conferir uma Unidade demonstrativa de aquaponia e participar do torneio de arremesso de isca artificial, palestras e ainda comercialização de produtos da pesca e aquicultura como: tanques-rede, alevinos, ração, e ainda prova de produtos culinários derivados da carne de peixe (salgados e petiscos) e show de dupla sertaneja local, entre outras.

Palestras

Durante a feira acontecerão palestras voltadas para diversos temas: “Aquaponia: alternativa sustentável para produção de alimentos”; “Troca de experiências em produção de peixes em tanque-rede”; “Apresentação do Diagnóstico da Aquicultura no Estado do Tocantins”; “Diagnóstico da Pesca Esportiva no Tocantins”; Reunião entre o Conselho de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins e Pesca Artesanal Esportiva no Rio Araguaia.

*Fonte: Ascom/Seagro, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY