SHARE

Da Redação*

Com o tema “Agropecuária de Atitude Sustentável”, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), será lançada pelo Governo do Estado nessa segunda-feira, 08, às 14h, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

A Agrotins acontece de 07 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional. O evento é reconhecido como uma das maiores feiras do segmento no Brasil e a maior feira de agronegócios da região Norte do País.

Em 2019 a Agrotins deve receber público superior a edição de 2018 (Foto: Manoel Junior/Governo do Tocantins)
Em 2019 a Agrotins deve receber público superior a edição de 2018 (Foto: Manoel Junior/Governo do Tocantins)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas – Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins) realiza a Agrotins com o objetivo de divulgar e transferir ao setor produtivo, os conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, bem como promover a comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual.

A Agrotins ocorre numa área de 70 hectares, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio.

De acordo com o Secretario da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, mais uma vez, a Agrotins trará novidades para o agronegócio de alto desempenho, transferindo tecnologia para todas as etapas do setor produtivo.

– A expectativa para a Agrotins 2019 é a melhor. Já temos praticamente 100% dos espaços existentes reservados e ampliando-os para atender as demandas. Os empresários estão confiantes e investindo na participação na Agrotins, evento que já é conhecido em todo o País –  destaca.

Evolução

A história da Agrotins é de sucesso. Na primeira edição, em 2001, realizada na Fazenda Dom Augusto no município de Porto Nacional, foram movimentados R$ 7 milhões em volume de negócios, esse número foi crescendo e em 2018 superou o valor de R$ 1 bilhão. Quanto ao número de visitantes, também houve evolução considerável, pois na primeira Agrotins foram pouco mais de 10 mil pessoas e no ano passado mais de 142.728 mil vindos de todas as regiões do Tocantins e de diferentes estados brasileiros visitaram a Feira. Parte do sucesso em volume de negócios se deve também a participação das instituições financeiras, oferecendo linhas de crédito, taxas reduzidas e serviços especiais para o público da Agrotins.

A quantidade de empresas e instituições participantes também é fator preponderante no sucesso da Feira e o número de expositores cresceu significativamente. Em 2001, foram 88, e foi crescente até 678 expositores em 2018.

Tecnologias

Durante mais de uma década e meia a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil que têm entre as fontes econômicas, o agronegócio.

No evento que tem cinco dias de duração são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas a realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis, além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas e veículos.

Serviço

O quê: lançamento  Agrotins 2019;

Quando: segunda-feira, 08 de abril;

Horário: às 14h;

Local: Auditório do Palácio Araguaia

*Fonte: Ascom/Seagro, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY