Da Redação*

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e empresas produtoras de sementes e  grãos preparam as vitrines tecnológicas para a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019). A feira ocorrerá de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

A vitrines tecnológicas abrangem uma área de 24 mil metros quadrados, distribuídas entre 10 empresas com plantio de cultivares soja e sorgo e híbridos de milho. No local, os expositores plantam sementes de alto padrão de qualidade e produtividade. As vitrines já estão 100% plantadas, sendo monitoradas pelos técnicos.

Segundo o diretor de tecnologia, Fernando Garcia, a cada ano, a tendência das vitrines na Agrotins é evoluir, ampliando espaços para mostrar aos produtores as novas variedades de sementes.

– As vitrines de grãos é um espaço para apresentar as novas tecnologias no segmento de sementes, oportunizando aos agricultores produtos de melhor qualidade e produtividade no campo – argumentou.

Empresas

O representante comercial da empresa de sementes, Nidera, Alessandro Costa, explica que na sua área de plantio contém quatro lançamento de sementes de soja codificada, perfazendo ao todo 12 cultivares de soja e híbrido de milho.

– O importante destas cultivares é que elas possuem alto teto, capacidade produtiva, podendo chegar a 80 sacas por hectare – ressaltou.

A vitrines tecnológicas abrangem uma área de 24 mil metros quadrados (Foto: Elmiro de Deus/Seagro)
A vitrines tecnológicas abrangem uma área de 24 mil metros quadrados (Foto: Elmiro de Deus/Seagro)

Em relação à expectativa de comercialização na Agrotins, Alessandro conta que, a cada ano, tem boas perspectivas de negócios futuros. Nos últimos anos, nas safras 2017/18 foram vendidas 80 mil e para aproxima safra 2019/2020 a expectativa é vender 120 mil sacas.

Já o representante comercial da KWS sementes, Kauê Demori, cultiva na vitrine, 4 cultivares de soja, 5 de milho e 2 de sorgo.

– Já plantamos tudo estamos no processo de monitoramento para evitar pragas e doenças e com isso, mostrar ao produtor um plantio de qualidade – ressaltou acrescentando que pretende comercializar em torno de 20% a mais, em relação ao ano passado na Agrotins.

Agrotins

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.

Mais informações sobre a Feira no site www.agrotins.to.gov.br

*Fonte: Ascom/Seagro, com edição de Cerrado Rural Agronegócios