Da Redação*

Um protótipo de biodigestor caseiro para produção de biogás e biofertilizante será apresentado durante a Agrotins 2019. Tata-se de uma alternativa para redução de custos com gás cozinha e adubação.

O projeto será apresentado pelos técnicos da Gerência de Agroenergia e Florestas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), com objetivo de atender, principalmente produtores da agricultura familiar, sendo de baixo custo e fácil manuseio na produção do biogás.

Segundo, o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, na Agrotins será demonstrado o passo a passo da operacionalização e montagem do sistema.

Reginaldo Novais monta equipamento para apresentar na Agrotins 2019 (Foto: Ascom/Seagro)
Reginaldo Novais monta equipamento para apresentar na Agrotins 2019 (Foto: Ascom/Seagro)

– Iremos mostrar os equipamentos necessário e também como montar um biodigestor de fácil manuseio. O equipamento tem capacidade de geração de biogás suficiente para atender as necessidades de uma família com até cinco pessoas, com um custo relativamente baixo, em torno de R$ 500 – destacou.

Produto natural

O biogás é produto da decomposição natural de qualquer substância orgânica, como dejetos de animais (aves, bovino, suíno e caprinos), resíduos vegetais, restos de alimentos e também de lixo residencial e industrial. O biodigestor é um reator onde bactérias digerem esterco num ambiente apropriado e sem oxigênio, produzindo um gás composto principalmente por metano.

*Fonte: Ascom/Seagro, com edição de Cerrado Rural Agronegócios