SHARE
A  Fazendinha do Calor Humano foi pensada como um espaço altamente produtivo" (Foto:  Bonfim Ferreira)
A Fazendinha do Calor Humano foi pensada como um espaço altamente produtivo” (Foto: Bonfim Ferreira)

Da Redação*

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) está preparando a  estrutura da “Fazendinha do Calor Humano”, que está em montagem na área aberta da  Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) 2019. A feira acontecerá de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na rodovia TO-050, saída de Palmas para Porto Nacional.

A fazendinha, segundo o titular da pasta, Roberto Sahium, será um espaço de destaque na feira de tecnologias agropecuárias sustentáveis atualmente empregadas na produção de alimentos com responsabilidade socioambiental. Entre elas tecnologias aplicáveis à criação de peixes de espécies amazônicas, na criação de aves domésticas e ovinos, na produção de verduras hidropônicas e ainda na geração de energia solar a serviço do homem do campo.

Os resultados de projetos-piloto realizados em Palmas para emprego do capim capiaçu, uma espécie clonada do capim elefante, na pecuária leiteira também serão destaques entre as técnicas que serão demonstradas. Na sede da fazendinha, será demonstrado como o pequeno produtor pode conseguir, em uma construção de baixo custo, conforto térmico e baixo impacto ao meio ambiente, graças a técnicas de mitigação e manejo de resíduos líquidos e sólidos.

Além destes, outros projetos tocados pela parceria da Seder com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação de Meio Ambiente (FMA) e a Secretaria Municipal de Captação de Recursos e Energias Sustentáveis serão apresentados na feira.

Segundo Roberto Sahium, a Fazendinha do Calor Humano foi pensada como um espaço altamente produtivo, de baixo custo de manutenção e onde será possível demonstrar técnicas e alternativas que valorizarão o produto do campo.

*Fonte: Secom/Palmas, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY