ÁGUA – Ministro Sarney Filho participa de eventos nesta segunda-feira, 26, em...

ÁGUA – Ministro Sarney Filho participa de eventos nesta segunda-feira, 26, em Palmas

SHARE

*Da Secom/TO

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, abre em Palmas na próxima segunda-feira, 26, a Conferência Regional de Mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água e do II ECOBTO – Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins, eventos que acontecem simultaneamente até terça-feira, 27, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Vice-governadora, Claudia Lelis; Ministro Sarney Filho e Meire Carreira (Foto: Secom/TO)
Vice-governadora, Claudia Lelis; Ministro Sarney Filho e Meire Carreira (Foto: Secom/TO)

A realização é do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FTCBH).

Além do ministro, abrem oficialmente o evento o governador Marcelo Miranda, a vice-governadora Claudia Lelis, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, o representante do Ministério da Integração Nacional, Rafael Silveira, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional da Água (ANA), Rogério Menescal, e o coordenador geral do FTCBH, Itamar Xavier.

A programação dos eventos inclui debates sobre recuperação de nascentes, a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e o projeto Gestão de Alto Nível da Bacia do Rio Formoso, entre outros, além de uma Roda de Conversa sobre a proposta de transposição do Rio Tocantins, da qual participa o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), autor do projeto de Lei nº 6569/2003, que prevê a interligação entre o Rio Tocantins e o Rio Preto com o propósito de assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.

ECOBTO

O primeiro Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizado em 2016, oportunidade em que os colegiados das águas do estado puderam debater os avanços e os desafios da gestão hídrica no Tocantins. Atualmente existem cinco CBH’s instalados no estado, que são: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Um sexto comitê, que deve contemplar a bacia do rio Palma, encontra-se em fase de mobilização para criação.

8º Fórum Mundial da Água

Realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, o 8º Fórum Mundial da Água acontece em Brasília (DF) entre os dias 18 e 23 de março e é o maior evento internacional dedicado à água. Organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã, o Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

*Com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY