Home Eventos Apinajé preparam meses de festa, que passará pelo MUTUM 2015

Apinajé preparam meses de festa, que passará pelo MUTUM 2015

Seja na roça de mandioca, no terreiro da aldeia Brejinho ou nas aldeias dos parentes, Maraia Almeida Apinajé e Cândido de Souza (foto) seguem com o legado dos cânticos desse povo, na região de Tocantinópolis.

Os cantadores Apinajé - Maraia Almeida Apinajé e Cândido de SouzaPara os dois cantadores, como para toda a nação Apinajé, os próximos meses serão de festas importantes no calendário cultural e o MUTUM fará parte desta celebração.

Entre julho e agosto grande parte das aldeias Apinajé no extremo norte do Tocantins será palco de rituais como  Mẽôkrepôx mex e Mẽôkrepôx runhti, que estão diretamente relacionados ao luto e a memória dos parentes falecidos.

O calendário foi divulgado recentemente pela Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ , que agendou para setembro, na aldeia Irepxi, o Amjëkĩn com a finalidade de animar a 6ª Assembleia Ordinária da entidade e a inauguração da sede da organização. Casamento, formatura e  Festa de Wyty, que simboliza um rito de passagem na vida dos jovens índios, também completam o calendário.

Nesse clima de celebração e tradição, Maraia e Cândido trazem a força dessa expressão, juntamente com cantadores das aldeias Olho D’água e Recanto. O grupo será representado ainda pelos cantadores Alexandre Apinajé, Júlio Kamêr Apinajé, Karina Apinagé e Augusta Apinagé, que farão parte da programação do palco Terreiro dos Povos, onde acontece o 1° Econtro de Cantadores Indígenas do Tocantins (10/07).

Logo no primeiro dia do MUTUM, o grupo Apinajé se juntará com grupos de cantadores Kraô, Xerente, Javaé e Karajá, para compartilhar e revelar suas relações com a terra e o desconhecido por meio do canto. Um momento de alargamento das fronteiras culturais. Junto com a chegada do dia acontece a primeira celebração, o Cântigo do Amanhecer, um anúncio de uma experiência ainda mais profunda que seguirá ao longo do dia.

No Terreiro dos Povos, espaço montado para o MUTUM na Casa do Artesão de Taquaruçu, todos estes povos indígenas estão compartilhando suas experiências com a produção de sementes e alimentos, a confecção de artesanato e outros costumes, como rituais, cortes de cabelo e pintura corporal. Uma roda de prosa com o tema “Sabedoria Indígena”, fechará a tarde, com a mediação da historiadora Lidia Soraya e Wooccô Kraô, contará com a participação de anciãos, pajés e cantadores de diversas etnia.

Já o Encontro de Cantadores Indígena abre a primeira noite do MUTUM 2015. Nações indígenas tocantinenses descem do palco Terreiro dos Povos para o palco principal da mostra, o Sumidouro. Um momento inédito, dedicado à celebração da riqueza musical de séculos de histórias.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Destaque para três encontros inéditos promovidos pelo MUTUM 2015: 1° Encontro de Cantadores Indígenas, Encontro de Tamboreiros do Tocantins e o Encontro de Violeiros e Rabequeiros de Buriti.

Os destaques nacionais do evento ficam por conta de dois cancioneiros populares: Juraildes da Cruz e Xangai, que remontam no palco Redondo, um show que tem se destacado em diversos estados do Brasil. Da primeira linha do instrumental no país vem o duo Felix Júnior e Gabriel Grossi, dois dos maiores destaques da nova música instrumental brasileira. Fechando esse panorama nacional teremos ainda Paulio Celé Grupo, Leandro Medina e Deuler Andrade.

A música instrumental tocantinense estará representada por grupos como Instrumentaris, Três Matutos e um Arigó, Grupo Palmas, Orquestra de Música Popular Buriti Band, entre outros. Já  nossa cultura popular e tradicional terá um panorama montado a partir das apresentações dos Foliões de Barra da Aroeira e Monte do Carmo, Grupo Mãe Ana e Catireiros de Natividade, Violeiros de Buriti da comunidade do Mumbuca, além dos Tambores do Tocantins.

 Mais Informações

Diego Brito – Diretor Geral (63) 9217-1308

Juliane Almeida – Produtora (63) 8136-0602

Aluísio Cavalcante – Comunicação (62) 8144-1973 / (35) 9150-8007

www.mutum.art.br

www.facebook.com/mostramutum

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Evento)