(Imagem ilustrativa da Web)

Por Cícero Silva Rodrigues de Assis, Clarice da Silva Santiago, Lucas Claudio Barros da Silva e Emanoel Soares do Santos*

A integração de diversas espécies, sejam elas animais ou vegetais, é uma forma de se aumentar a produtividade dos sistemas de cultivo. No entanto, quando se trata de sistemas de recirculação  de água é necessário que a qualidade da água no cultivo dos juvenis de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus), da linhagem chiltrada em consórcio com tilápias de linhagem vermelha, utilizando sistemas de recirculação aquícola (RAS) e aquaponia, cultivando  alface (Lactuta sativa).

O experimento foi constituído de dois tratamentos, RAS e aquaponia, e cinco repetições (2 x 5), onde foram estocadas 11 tilápias vermelhas, com peso médio de 10,91 g (+ 3,16); igualmente em cada sistema. Em ambos os tratamentos foram utilizados sistemas de recirculação compostos por um tanque de 1.000 litros, um decantador de 60 litros e um biofiltro aerado de 60 litros contendo argila expandida como meio de fixação bacteriana, sendo acrescentado um leito de cultivo hidropônico com 24 plantas em casa sistema no tratamento aquaponia.

O experimento teve duração de 43 dias,  durante o qual foram acompanhados os seguintes indicadores de qualidade de água: diariamente o Oxigênio Dissolvidoi (OD), temperatura e pH, utilizando sonda multipamétrica (HANNA HI 9829); quinzenalmente a Alcalinidade Total (AT), Amônia Total, Nitrito (NO2), Nitrato (NO3), Amônia não-ionizada (NH3) e Ortofosfato (P-orto), segundo Standar Methods (APHA, 1996).

Para a realização da estatística foi utilizado o Teste de T de Student ao nível de significância de 5,0% (p = 0,05), utilizando o programa BIOESTAT 5.0. Na Tabela 01 estão expostos os resultados dos indicadores de qualidade de água avaliados, onde observa-se que em nenhum dos indicadores houve diferença estatisticamente significativa.

Tabela 01: Resultado dos indicadores de qualidade de água obtidos no policultivo de tilápias vermelhas e nilóticas em sistemas de recirculação (RAS) e aquaponia.

Observou-se que em nenhum dos indicadores acompanhados houve diferença estatisticamente significativa. É válido salientar que todos os indicadores ficaram dentro das faixas indicadas para o cultivo de peixes. Observa-se pequenas variações nos valores de OD, em relação aos compostos nitrogenados é possível verificar que a nifrificação está ocorrendo pelos valores crescentes entre os indicadores Amônia Total,NO2 e NO3, principalmente em sistemas de recirculação de água.

Desta forma observou-se que a presença das plantas no sistema de aquaponia não influenciou negativamente a qualidade da água, sendo este sistema o mais indicado devido uma maior diversidade de alimento com o mesmo custo de produção em relação ao sistema de recirculação.

*Ambos acadêmicos do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Aracatí.

Artigo apresentado nas sessões técnicas orais e posters da XVI FENACAM (Natal, RN – 12 a 15/11/2019)