*Da Redação

Produção agropecuária sustentável com vistas a preservação do meio ambiente é uma das preocupações em debate durante a 14ª edição da Bahia Farm Show, tanto com palestras e eventos relacionados, quanto com exposição de tecnologia para agricultura de precisão visando este equilíbrio.

Energia solar para a propriedade rural é um destaques na área de sustentáveis da BFS (Foto: AscomBFS)
Energia solar para a propriedade rural é um destaques na área de sustentáveis da BFS (Foto: AscomBFS)

Aliás, ao ser adiada da semana passada para esa semana, devido aos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros, a abertura do evento se deu justamente nesta terça-feira, 5, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Oportuno, expositores destacam novidades que comprovam que agricultura e meio ambiente caminham lado a lado. Com o uso de tecnologia ecologicamente correta, os resultados podem surpreender, como é o caso da instalação de painéis solares para geração de energia.

– O primeiro benefício para o meio ambiente que a energia solar proporciona é a diminuição da utilização do óleo diesel. O investimento compensa com gastos com combustível e manutenção. Essa é a nossa primeira vez aqui na feira, e viemos porque estamos tendo esse feedback com os produtores da região. Temos dois colaboradores e queremos atrair mais pessoas para essa energia renovável – disse o expositor da empresa Condomínio Solar, Tony Alves.

Outro destaque em tecnologias sustentáveis apresentadas na Bahia Farm Show 2018 é o adubo biológico, um produto natural, preparado a partir de água, resíduos animais como esterco, restos de vegetação e incorporado a bactérias fermentadoras e fungos. As vantagens do uso desse produto são o baixo custo e o aumento da produtividade e da biodiversidade microbiológica do solo.

Fertilizantes orgânicos é outra grande tendência na agropecuária sustentável (Foto: Ascom/ BFS)
Fertilizantes orgânicos é outra grande tendência na agropecuária sustentável (Foto: Ascom/ BFS)

– Trabalhar com um fertilizante orgânico e mineral, que não agride em nada o nosso meio ambiente é nossa proposta. Nós transformamos o solo mais fértil e sustentável. Um solo com vida cria um desenvolvimento que vai evitar erosão e a perda de fertilidade, coisa que aqui a nossa região é essencial –  declarou o expositor da Biovida, Altair Lisboa.

A feira também trouxe a novidade do Asfalto CBUQ Estocável, que já vem pronto para uso sem precisar de mais aditivos na hora da aplicação e, o mais importante, não polui o meio ambiente. O expositor garante que a praticidade e economia para o cliente, pois o produto pode ser guardado por até dois anos. O asfalto é indicado para tapar buracos e aplicar em estradas que o agricultor utiliza para escoar a produção. “É só aplicar, compactar e está pronto – diz Altair Lisboa.

A Bahia Farm Show 2018 segue até o sábado, 9,  e apresenta o que há de mais moderno em tecnologia agrícola como máquinas, equipamentos e implementos agrícolas para facilitar e levar mais produtividade ao campo. A expectativa é que mais de 70 mil pessoas circulem durante os dias do evento para conferir as inovações em tecnologia agrícola e a disseminação de conhecimento oferecidas por expositores, pesquisadores e empresas do setor agrícola.

*Fonte: Ascom/Bahia Farm Show