SHARE
O Minerva Foods é um dos mais processadores e exportadores de carne bovina (Foto: Empresa)
O Minerva Foods é um dos mais processadores e exportadores de carne bovina (Foto: Empresa)

Por Antônio Oliveira

No roteiro dos 21 jornalistas de agronegócio do 13º Road Show, estava também a Minerva Foods, um dos maiores processadores e exportadores de carne bovina do Brasil. A planta visitada foi a de Barretos e para lá fomos a convite da Phibro Animal Heath Corporation, empresa global de saúde e nutrição animal.

A Phibro e a Minerva Foods estão desenvolvendo o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), visando a melhoria dos bovinos levados ao abate, atendendo as exigências do mercado por carne de melhor qualidade.

Os animais participantes do programa serão avaliados em quatro quesitos: idade, acabamento uniforme de gordura, pH da carne e peso de carcaça. De acordo com Newton Teodoro, gerente de produtos da Phibro, o objetivo deste programa pioneiro é dar suporte aos pecuaristas, levando-lhes orientações técnicas e informações sobre as tecnologias disponíveis para a produção de carne de qualidade superior.

Neste primeiro ano, o PEC atende exclusivamente pecuaristas de Tocantins e Goiás, que fornecem bovinos às unidades da Minerva Foods de Araguaína (TO) e Palmeiras de Goiás. Mas há a expectativa de expandir para outros estados nos próximos anos.

Tendo como justificativa o fato de o Brasil ser o maior exportador de carne bovina do mundo e o segundo maior produtor, o presidente da Phibro no Brasil, Maurício Graziani, que também nos recebeu nas instalações da Phibro, acredita que o país tem enorme responsabilidade em contribuir para a maior oferta de proteína vermelha, especialmente de qualidade superior.

– Os benefícios são de todos: do país, que terá mais carne de qualidade para ofertar; do Minerva Foods, que poderá atender aos clientes mais exigentes; da Phibro, que disseminará suas tecnologias para o aumento da produtividade e dos pecuaristas, que produzirão melhor gado e, portanto, serão valorizados por isso – Disse Graziani.

Para participar do PEC, os pecuaristas devem se cadastrar no site www.minervafoods.com/pec. O programa vai até agosto e os pecuaristas podem se inscrever durante todo o período de avaliação dos abates. Os animais abatidos serão avaliados e os produtores receberão orientação para focar nos pontos de melhoria das carcaças.

O gerente de produtos da Phibro chama o programa de “Boi do Futuro”. Em entrevista à Cerrado Rural Agronegócios, Newton Teodoro, explica porque.

Assista o vídeo abaixo.

O mercado mundial da carne

Ainda na visita ao Minerva Foods, antes dos jornalistas conhecerem o sistema de abate e processamento de carne em diversos cortes, inclusive os especiais para os mercados mais exigentes, o diretor de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, fez uma palestra sobre o mercado mundial da carne. Em entrevista a Cerrado Rural Agronegócios, ele falou sobre a atuação da empresa no Tocantins, que tem planta em Araguaína, que abate 800 bois/dia. “É uma planta que nunca parou de operar, desde quando foi adquirida pela Minerva Foods, e trabalha focada na qualidade da carne exportação.

Assista:

O Road Show é uma promoção da Texto Comunicação Corporativa e que, neste ano, teve o apoio da Agro-Pecuária CFM, Peixe Br, Casa Branca Agropastoril, Phibro Animal Health, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, Território da Carne e Trouw Nutrition. Este repórter integrou esta turnê a convite da Texto Comunicação.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY