Entre outros assuntos, os participantes vão aprender técnicas de biometria (Foto: Jefferson Christofoletti)

Da Redação*

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), oferece, no próximo dia 25 de outubro, das 8h às 18h, a oficina “Aquicultura para iniciantes – princípios para produção sustentável de peixes” que será. As aulas serão pela manhã no auditório do centro de pesquisas e, à tarde, nos viveiros escavados da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), localizados no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins). A oficina é gratuita e os interessados podem se inscrever no site da Embrapa Pesca e Aquicultura ou na hora do evento.

Segundo Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, o objetivo do curso é ensinar conceitos básicos de cultivo de peixes para iniciantes.

– Nossa intenção é oferecer capacitações para aproximar as pessoas da Embrapa, sem que esse treinamento esteja, necessariamente, ligado a algum projeto de pesquisa ou a alguma demanda. Nossa meta é criar uma agenda de capacitações –  explica.

A oficina é a primeira de uma série de treinamentos que a Caravana Inove Aqua vai promover em Palmas, podendo se expandir para o interior, como Araguaína e Gurupi. O objetivo é levar conhecimento técnico às equipes que vão participar do Hackathon Inove Aqua e para os demais interessados em aquicultura.

O curso será ministrado pela analista Marcela Mataveli e na ocasião serão abordados temas como sistemas de produção de peixes; construção e preparação de viveiros; qualidade da água; manejo alimentar e biometria, com aula prática à tarde na Agrotins.

*Fonte: Embrapa Pesca e Aquicultura, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

 

Nota da Redação: No início desta noite, nossa Redação recebeu um comunicado da assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (SEDER). Segundo ela, os tanques que a Embrapa anuncia, no Centro Agrotecnológico de Palmas, não são da Universidade do Tocantins (Unitins), mas sim da SEDER, que os abriu para experiências aplicadas na piscicultura do Município. A pedido, fizemos esta correção.