SHARE
A capacitação visa ampliar e qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Tocantins  (Foto: Divulgação)
A capacitação visa ampliar e qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Tocantins (Foto: Divulgação)

Da redação*

Um grupo formado por 70 extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa, de 24 a 28 de setembro, do 2° curso de capacitação promovido pela Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater). O encontro será realizado no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas ( Ceulp/Ulbra), na Avenida Teotônio Segurado, das 8h às 18h.

De acordo com o coordenador do projeto, Gilberto Marques, a capacitação faz parte do termo de instrumento de parceria assinado entre o Ruraltins e Anater, denominado Inovação no Campo, que visa ampliar e qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Tocantins. O referido projeto contempla 50 municípios, beneficiando mil famílias de agricultores. Os recursos aplicados somam mais de R$ 3,8 milhões, com contrapartida do governo estadual de R$ 1,4 milhão, abrangendo as sete regionais do Ruraltins, distribuídas em todo Estado. A parceria tem vigência até abril de 2020.

– Durante os cinco dias da capacitação, os instrutores da Anater vão fazer um detalhamento do plano de trabalho para os novos extensionistas que irão desenvolver as atividades. O Inovação no Campo já está sendo executado no Tocantins, há mais de um ano, e agora vamos capacitar esse grupo que chega para reforçar o atendimento aos produtores – avaliar o Coordenador

– E para atingir os objetivos propostos – continua – “é necessário que os técnicos estejam alinhados com a visão da Agência quanto as metodologias de avaliações e os indicadores de resultados, no sentido de garantir aos agricultores a organização das propriedades, o acesso às políticas públicas, às tecnologias apropriadas aos diversos sistemas de produção, a agregação de valor que possibilite a proteção do meio ambiente, a geração de renda, emprego, a inclusão social, e a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiárias.

Parceiros

O treinamento tem como parceiros o Centro Universitário Luterano de Palmas Ceulp/Ulbra, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Presença do Ruraltins

O Ruraltins conta com uma força de trabalho de mais de 700 servidores e está presente nos 139 municípios tocantinenses, prestando atendimento às famílias de agricultores, incentivando boas práticas de produção e difundindo novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida no campo, por meio de programas, convênios e ações. São 94 unidades locais de execução de serviços, distribuídas em sete regionais, além de sete postos avançados de atendimento.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 70% dos alimentos consumidos na mesa dos brasileiros, a exemplos da farinha de mandioca e derivados, leite, frutas, carnes (frango, suíno e bovino), dentre outros produtos, são provenientes da agricultura familiar.

*Fonte: Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY