Os homenageados: serviços relvantes à agricultura familiar (Foto: Divulgação)
Os homenageados: serviços relvantes à agricultura familiar (Foto: Divulgação)

Da Redação*

A Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), está encerrado o ano de 2018 fazendo jus à pessoas e instituições que contribuem com o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Pela segunda vez, nos últimos dois anos, ela concedeu a Comenda Semear à esses benfeitores da agricultura familiar. As homenagens ocorreram nesta sexta-feira, 14, durante o período da manhã,  no espaço Bom para Servir Bem, na zona rural de Palmas.

Conforme o presidente da Faerto, Pereira Lima, a Comenda é uma forma da instituição que dirige homenagear autoridades, técnicos e instituições que se destacaram, durante o ano, nos serviços de engrandecimento social e econômico dos pequenos agricultores familiares. A federação, segundo Lima, representa 120 mil pequenos produtores rurais do Tocantins

Duas instituições se destacaram nesta honraria: o instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), braço de assistência técnica e extensão rural do governo do Tocantins e a Secretaria do Desenvolvimento Rural de Palmas.

Lima, Carlão e Zilda (Foto: Divulgação)
Lima, Carlão e Zilda (Foto: Divulgação)

Entre os homenageados do Ruraltins, estão a extensionista de Serviço Social, Zilda Ferreira Pires, da unidade local de execução de serviços do Ruraltins em Palmas.

Para o vice-presidente do Ruraltins Fábio Lima, que participou do evento, a Comenda Semear vem reafirmar o importante papel do órgão e representa a valorosa missão dos mais de 700 servidores em todo estado, que atendem as famílias rurais, especialmente os pequenos agricultores.

– Conscientes da nossa missão em promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado, nós do Ruraltins temos contribuído para o crescimento econômico e social das famílias em todo Estado, por meio de fomento às políticas públicas que chegam às comunidades rurais, via Ruraltins, focando as ações de assistência técnica e extensão rural, voltadas para os setores ambiental, produtivo e de inclusão social – disse.

Ainda conforme ele, o setor agropecuário tem se fortalecido de forma concreta, tendo o Ruraltins uma importante contribuição.

– Só este ano, com as nossas ações, já beneficiamos cerca de 19 mil produtores, especialmente os agricultores familiares, que receberam capacitações, orientações e incentivos por meio de políticas públicas direcionadas, como o Programa de Aquisição de Alimentos, o Compra Direta Local, que compra o excedente da produção e doa às famílias em risco nutricional e alimentar, implantação de unidades demonstrativas para produção de alimentos e das linhas de créditos específicas para o desenvolvimento de suas atividades no meio rural, assim, gerando a fixação do homem no campo, melhoria da renda e qualidade de vida – comentou o vice-presidente.

Para Zilda Ferreira Pires, extensionista social da unidade local do Ruraltins de Palmas, uma das homenageadas, a comenda tem um significado importante na sua carreira profissional.

– Essa homenagem é muito significativa, pois partiu dos próprios agricultores a indicação. Eles me acharam merecedora. Presto um serviço que gosto e que é aceito entre eles. Por isso, tem uma importância imensa para mim saber que estou fazendo um trabalho bom que atinge muitas pessoas. Meu trabalho é mais voltado para o social, que ajuda as famílias que estão em busca de uma qualidade de vida melhor. Fico grata em saber que eles aprovam a assistência técnica que estamos levando até eles – comentou a extensionista.

Da Seder foram 4 servidores homenageados: o engenheiro civil Luiz Marques Couto Damasceno (conhecido como Mineirinho); o técnico agropecuário, biólogo e químico, Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos; o técnico agrícola e jornalista Cid Alcione Biavatti e o engenheiro agrônomo e também secretário da pasta, Roberto Sahium.

Segundo Pereira Lima, as indicações foram obtidas a partir de consulta a cerca de 1.200 pequenos agricultores pela Faerto ao longo de 2018.

Também há entre os indicados técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), laboratórios privados, entre outros.

Homenageados

Carlos Alberto da Costa, o Carlão da Saneatins, superintendente regional do Incra; Benedito Manoel, da Conab; José Messias, da Caixa Econômica Federal; Antônio Jorge, presidente do Sindicato Rural de Palmas; Associação São João; Alessandro José da Silva, agrônomo em Guaraí, norte do Tocantins; Daniel de Oliveira, da Secretaria de Educação de Palmas e o zootecnista Maurício Bassani.

*Com informações da Secom/Palmas e Ascom/Ruraltins