Acadêmicos são recebidos na sede da Cooperativa (Foto: Ascom/Coapa)
Acadêmicos são recebidos na sede da Cooperativa (Foto: Ascom/Coapa)

Da Redação*

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) recebeu, na tarde desta terça-feira, 13, acadêmicos do 1º e 7º períodos do curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins, com sede em Palmas (TO). O objetivo da visita é o de fortalecer a relação com instituições de ensino e o desenvolvimento educacional.

Cerca de 40 estudantes se deslocaram por mais de 206 km até Pedro Afonso e visitaram as instalações da cooperativa, onde conheceram, por meio de palestras, a história da Coapa – que completou duas décadas em 2018 –, seu funcionamento, principais atividades e os números que compõe o dia a dia da cooperativa que atua em 14 municípios e é referência na produção de grãos na região norte do país, além de estar na vanguarda do cooperativismo tocantinense.

Os universitários foram recepcionados pelo gerente geral Nelzivan Carvalho Neves, a agente de Desenvolvimento Humano, Maria Silvana Ramos, a coordenadora de Recursos Humanos Elizângela Nunes e o gerente da Unidade Agroveterinária Mauro Minucci.

Para Nelzivan Carvalho, por meio das parcerias com instituições educacionais a Coapa coloca em prática o 5º princípio do cooperativismo que é promover a formação, educação e informação.

– É por meio dessas parcerias que abrimos a portas da Coapa para que estudantes, professores e instituições possam ter informações e também trocar experiências, pois nós temos o conhecimento prático e eles buscam implementar a teoria aprendida em sala de aula, fazendo com que esses alunos sejam futuros profissionais mais qualificados para o mercado – destacou o gerente geral.

Já Maria Silvana Ramos ressaltou que a integração com estudantes dissemina o cooperativismo:

– É uma troca, eles chegam com o conhecimento deles e nós temos o nosso. Por meio desse intercâmbio podemos unir prática e teoria, e também propagar o cooperativismo. Por mais que alguns alunos estejam interessados em números, áreas, dados da produção, a gente mostra que há algo além do comércio, há um sistema diferenciado que é o cooperativismo.

Mobilizador da visita, o professor da disciplina de Introdução à Agronomia da Faculdade Católica, Tadeu Teixeira Júnior, lembrou a importância da Coapa para o estado do Tocantins e a região norte do país.

Visita aos departamentos da Coapa (Foto: Ascom/Coapa)
Visita aos departamentos da Coapa (Foto: Ascom/Coapa)

– É sempre bom visitar a Coapa e mostrar para os alunos a relevância que a cooperativa tem dentro do estado do Tocantins. A gente vê outras cooperativas chegando ao estado, mas a Coapa sempre foi uma referência seja na parte social, ambiental ou produtiva.

O acadêmico Hebert Martins Carvalho, que visitou a cooperativa pela primeira vez, mudou a visão sobre as ações da cooperativa.

– Por ser uma cooperativa do interior, a gente vem com uma visão diferente e quando chega aqui é algo completamente oposto. É um trabalho que incentiva e muda a vida do produtor. Foi um crescimento muito grande poder conhecer a história e o dia a dia da Coapa – frisou.

Já a estudante Heloísa Helena de Paiva Carvalho disse que os alunos vão levar muitas coisas da visita, pois aprendem muito mais vendo experiências que deram certo na prática do que, muitas vezes, dentro da sala de aula.

– Isso abre os nossos horizontes e nossa visão enquanto profissionais – resumiu.

Além da Coapa, o grupo da Faculdade Católica também visitou a Fazenda Brejinho, tradicional propriedade rural de Pedro Afonso referência na produção de grãos e criação de bovinos.

*Fonte: Ascom/Coapa, com edição de Cerrado Rural Agronegócios