Da Redação*

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou nesta terça-feira, 3, da abertura da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina.

A ministra destacou que o setor passa por um momento de transição, que está sendo monitorado pelo Mapa (Foto: Mapa)

A ministra destacou que o setor passa por um momento de transição, que está sendo monitorado pelo Mapa, e que o mercado já sinaliza uma redução no preço da arroba do boi. Tereza Cristina ressaltou que o preço da carne, elevado por diversos fatores, deve se normalizar em breve para o consumidor.

– Quero tranquilizar todos vocês [consumidores]. Tivemos uma conjuntura momentânea de seca, falta de pasto e abertura de mercados, mas agora o preço da carne deve se estabilizar. O Ministério da Agricultura não influencia, isso é mercado. Estamos acompanhando de perto o que está acontecendo –  disse.

A ministra garantiu que não há risco de falta de proteína animal no país, já que somente 25% da produção são destinados à exportação.

– Posso garantir a vocês não haverá falta de proteína, carne de bovinos, aves e suínos. Vamos aguardar esse momento. Podem ter certeza que vamos continuar a ter o melhor produto nas nossas mesas, nos nossos supermercados. E ainda podemos mandar para o resto do mundo – afirmou.

Na reunião da câmara setorial, Tereza Cristina disse também que o setor tem grandes oportunidades para ampliar os negócios.

– Uma oportunidade enorme para que se torne ainda maior. Isso vai depender muito dos nossos diálogos, da transversalidade entre todos que compõem essa Câmara para que a gente dê segurança aos consumidores.

Instalada desde 2003, a câmara setorial é formada por integrantes de 42 instituições. Entres os temas da reunião de hoje estão  inspeção de produtos de origem animal por consórcios públicos, medicamentos veterinários e o calendário do colegiado para 2020.

*Fonte: Ascom/Mapa