Da Redação*

Depois de participarem do encontro com os gestores municipais para atualização do Mapa do Turismo do Tocantins, no Palácio Araguaia, nesta terça, 16, prefeitos de São Félix do Tocantins e Rio da Conceição estenderam a permanência na capital para apresentarem demandas específicas ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

No encontro, Tom Lyra destacou a importância dos municípios para o turismo da região do Jalapão (Foto: Emerson Silva/Secom-TO)
No encontro, Tom Lyra destacou a importância dos municípios para o turismo da região do Jalapão (Foto: Emerson Silva/Secom-TO)

Marlen Ribeiro Rodrigues, prefeito de São Félix, acompanhado do empresário e ambientalista Lúcio Flavo Adorno, falou de projetos como o reordenamento turístico do município, em parceria com o Sebrae e a criação de um consórcio intermunicipal do Jalapão, além de tratar de questões de infraestrutura. Segundo ele, também é importante investir educação ambiental na região. “Para receber bem, temos que ter um padrão de vida melhor”, defendeu, ao convidar Tom Lyra para retornar à cidade.

Já o presidente da Adetuc enfatizou a importância de São Félix para o Jalapão e apresentou alguns projetos do Governo do Estado para o fomento do desenvolvimento local.

O prefeito de Rio da Conceição, Mauro Júnior, a secretária de Turismo, Esther Carvalho,  e o secretário de Administração, Wesley Macedo de França pediram apoio na divulgação turística do município, com vistas a participação de competição de rally que passará pelo Jalapão.

– É disso que o Tocantins precisa, de prefeitos  atuantes, que trabalham para melhorar o turismo de seus municípios e do Estado – pontuou o presidente.

Potencial turístico

São Félix do Tocantins fica a 263 km de Palmas, sendo o município mais central do Jalapão, limitando-se ao norte com Lizarda, ao sul com Mateiros, a oeste com Novo Acordo e a leste com o estado do Maranhão. Sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. Entre seus atrativos está o Rio Novo, com pontos ideais para banho e prática do rafting, a Praia do Alecrim, o  Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

Rio da Conceição se localiza a 25 km de Dianópolis e 361 km de Palmas. Com cerca de 2 mil habitantes, é cercado de cachoeiras e rios, em contraste com a paisagem árida do Cerrado. Seus principais atrativos são a Lagoa da Serra, com águas cristalinas, a cachoeira Cavalo Queimado e o Balneário da Conceição, banhado pelo Rio Manoel Alves.

*Fonte: Ascom/Adetuc, com edição de Cerrado Rural Agronegócios