Estuantes visitam a sede da Coapa (Foto: Ascom/Coapa)
Estuantes visitam a sede da Coapa (Foto: Ascom/Coapa)

*Da Redação

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), viveu quase duas semanas de festa com seus diretores, colaboradores e comunidade. Entre as atividades comemorativas, um dos destaque foi para a “Coapa de portas abertas”, quando a instituição abriu as portas de suas unidades para contar um pouco da história de seus 20 anos de fundação.

Com um acervo formado por diversas fotos, cartazes e outros materiais gráficos de ações e projetos executados, além da exposição de vídeos sobre a história da maior cooperativa agroindustrial do norte do país, a cooperativa possibilitou, durante este projeto, a imersão de diversos visitantes na memória e na vivência cooperativista.

Muito além de abrir as portas, a ação buscou apresentar um pouco do dia a dia dos cooperados e colaboradores, durante um passeio guiado pela unidade administrativa, a loja agroveterinária e ao  laboratório de análise de grãos.

Para o estudante do Instituto Federal do Tocantins – Campus Avançado de Pedro Afonso -, Lucas Castro Ribeiro, 18 anos, a ação possibilitou que as pessoas conhecessem mais da história e da importância da cooperativa para Pedro Afonso e região.

– Todos sabemos da importância da Coapa para Pedro Afonso, mas hoje nós percebemos o tão grande e relevante foi a construção dessa história. É algo interessante e que mostra, não só para nós estudantes, mas para quem os demais visitantes, um pouco do legado deixado por essa instituição em seus 20 anos – frisou.

Alunos da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) também participaram da visita às instalações da Coapa.

Até mesmo quem acompanhou o crescimento da cooperativa se surpreendeu ao relembrar momentos importantes, durante suas duas décadas. Como conta o representante comercial João Sabino Dias, 58 anos, que é parceiro da Coapa desde a sua fundação, em 1989.

– Todo o acervo que está sendo exposto nos fez relembrar momentos e da importância do grupo de pessoas que formou essa cooperativa. Sou parceiro da Coapa nesses 20 anos e ela é a minha referência, cerca de 80% dos negócios são fechados aqui, e relembrar essa história, faz com que eu veja o quanto evoluímos nesses anos – destacou João Sabino.

Conforme a gerente de Desenvolvimento Humano e Cooperativista e organizadora do projeto “Coapa de Portas Abertas”, Maria Silvana Ramos, a ação buscou integrar a comunidade à história da cooperativa.

– Nossa intenção foi apresentar a Coapa para a comunidade, pois muita gente passa por aqui, mas não sabe como a cooperativa funciona, o que representa cada setor e também um pouco da nossa história. Há coisas que muitas pessoas não lembram e que foram importantes não apenas nos 20 anos da cooperativa, mas no desenvolvimento da região nos últimos anos. Queremos que eles sintam essa vivência de fazerem parte da Coapa –  revelou Silvana.

A iniciativa da Moção de Aplausos foi do vereador “Gordo do Lavajato” (Foto: Antônio Oliveira/Cerrado Rural Agronegócios)
A iniciativa da Moção de Aplausos foi do vereador “Gordo do Lavajato” (Foto: Antônio Oliveira/Cerrado Rural Agronegócios)

Moção de aplausos

Na terça-feira, 26, a Câmara Municipal de Pedro Afonso realizou uma sessão intinerante no auditório da sede administrativa da Coapa, em homenagem aos 20 anos de fundação da cooperativa.

Durante a sessão, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Pedro Afonso, Sipriano Soares – que contou com as presenças dos vereadores, Joilson Boca Preta, Pedro Belarmino, Lili Benício, Gislayson Lacerda, Agnaldo Lima Sodré, o “Gordo do Lavajato”, Breno Alves e Meneses –, foi entregue uma Moção de Aplausos pelos 20 anos de história da Cooperativa e em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento do município de Pedro Afonso e região.

Proposta pelo vereador Agnaldo Lima Sodré, a honraria foi recebida pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, representando os membros da diretoria, demais cooperados e colaboradores da entidade. O evento também foi prestigiado por pessoas da comunidade e autoridades civis e militares.

Ao receber a moção, Ricardo Khouri, destacou o compromisso da Cooperativa com a comunidade e o desenvolvimento da região.

– Meu sentimento é de gratidão, a Coapa está enraizada no município de Pedro Afonso e na região. Nós nos sentimos orgulhosos de termos nos misturado ao povo de Pedro Afonso, pois é um valor e um princípio cooperativista que levamos muito a sério, esta dimensão social de retornar à comunidade o muito que recebemos dela – ressaltou Khouri.

Para o presidente, o papel da cooperativa tem rompido as fronteiras agrícolas e se tornado importante para o desenvolvimento da região.

– Nós temos um compromisso muito grande, não é apenas plantar ou colher, mas o resultado econômico que se reverte também na sociedade, através das ações e atividades que executamos –  completou.

Autor da propositura, Agnaldo Sodré frisou a emoção de homenagear a cooperativa pelos seus 20 anos.

– A gente que mora aqui em Pedro Afonso acompanhou toda a história da Coapa, desde a sua fundação até chegar ao nível de referência que tem hoje. Fico orgulhoso em homenagear a cooperativa, pois Pedro Afonso só ganhou com os investimentos feitos pela Coapa – destacou.

– A Coapa tem uma história única aqui em Pedro Afonso, na construção de toda a economia do município, sendo fundamental para o desenvolvimento de toda a região – afirmou o presidente da Câmara de Pedro Afonso, Sipriano Soares.

Os demais vereadores presentes, além dos cooperados Márcio Donizete e José Edgar de Castro Andrade, que fazem parte do grupo fundador da Coapa, fizeram questão de enfatizar as lutas e conquistas da cooperativa que atualmente atende produtores rurais de 12 municípios tocantinenses.

Nas comemorações dos 20 anos da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), ela reúne vereadores, diretores, colaboradores e amigos durante solenidade de Moção de Aplausos do Legislativo pedroafonsino (Foto: Ascom/Coapa)
Nas comemorações dos 20 anos da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), ela reúne vereadores, diretores, colaboradores e amigos durante solenidade de Moção de Aplausos do Legislativo pedroafonsino (Foto: Ascom/Coapa)

*Fonte: Ascom/Coapa, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

Próxima e última deste especial: A realização de seus recursos humanos e a integração com a sociedade