SHARE

Da Redação*

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), firmou parceria com o Colégio Estadual Família Agrícola José Porfirio de Souza, localizada no Projeto do Reassentamento Piabanha I, município de São Salvador. A parceria possibilitará aos jovens vagas para estágios em todas as 94 unidades do Ruraltins no Estado. O termo de convênio com duração de um ano, foi assinado na noite da última terça-feira, 24, durante a Semana Cultura do colégio agrícola e entrará em vigor, assim que publicado em Diário Oficial do Estado, ato que acontecerá nos próximos dias.

Pelizari destacou que os jovens certamente farão uma grande diferença (Foto: Ascom/Ruraltins)
Pelizari destacou que os jovens certamente farão uma grande diferença (Foto: Ascom/Ruraltins)

O objetivo do convênio, conforme o Ruraltins, é  proporcionar oportunidade a diversos jovens, que cursam o 3º ano, a chance de realizar estágios curriculares obrigatórios.

– Para mim é um sonho realizar o estágio no Ruraltins, de lá pode abrir portas para a conquista do meu emprego, e quem sabe, trabalhar no próprio Ruraltins, pois aqui muitos de nós temos esse desejo, e que no Ruraltins podemos colocar em prática tudo que aprendemos aqui na escola. Sabemos que o órgão realiza diversas atividades nas comunidades rurais – comentou sorridente a jovem e futura técnica agropecuária de 17 anos, Kamilla Ribeiro.

Ainda conforme ela, no Ruraltins pode-se aprender muito e ter mais chance de se tornar uma profissional preparada para o mercado de trabalho.

De acordo com o diretor do Colégio, Cirineu da Rocha, que está a frente da instituição há quase três anos, o colégio conta atualmente com 154 alunos, acima de 11 anos, que são beneficiados com a modalidade do sistema de alternância, onde o aluno permanece na escola por uma semana, aprendendo e depois, passa uma semana nas propriedades dos pais, colocando em prático toda a teoria que viu em sala de aula.

– Buscamos a parceria do Ruraltins para a realização dos estágios dos alunos por entender que o órgão exerce um papel de grande importância, sendo o responsável por fazer chegar aos agricultores, as políticas públicas no meio rural. Os alunos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, terão a oportunidade de praticar tudo o que aprenderem aqui na escola e conquistarem o mercado que é bastante competitivo – ressaltou o diretor

– Ao Ruraltins, cabe receber e orientar na prática os alunos, oportunizar aos jovens, que estão cursando o 3º ano, futuros técnicos agropecuários, na sua maioria filhos de pequenos agricultores da região, a chance de realizar seu estágio em uma instituição que tem como foco principal a agricultura familiar. É mais do que nossa obrigação, é nosso dever contribuir com o conhecimento dos alunos – comentou o presidente do Ruraltins Sebastião Pelizari Júnior.

Pelizari destacou que os jovens certamente farão uma grande diferença, ajudando suas famílias e renovando a vida no campo. Disse ainda que os jovens darão continuidade a uma excelente assistência técnica e extensão rural no Tocantins.

Ainda em São Salvador, ocorreu um encontro com diversas autoridades dos municípios de Jaú, Palmeirópolis, Paranã e São Salvador, contando com a participação de diversas lideranças da agricultura familiar, nove vereadores, técnicos, ex-prefeito, servidores da escola agrícola e alunos representantes de classe. No encontro a principal pauta discutida foram as políticas públicas para a agricultura familiar, ofertadas pelo governo do Estado, via Ruraltins, como o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local, que no ano passado investiu só no município de São Salvador, aproximadamente 300 mil reais. Outras demandas foram solicitadas, como providências quanto o acesso dos jovens à linha de Crédito do Pronaf Jovem, melhorias na infraestrutura do Ruraltins na região e a disponibilidade de um agrônomo para atender as demandas dos municípios.

– O Ruraltins é o maior parceiro dos agricultores e é o órgão que está mais próximo de nós. Sua presença nos municípios, transforma a história dos agricultores na região – comentou o ex-prefeito de São Salvador Charles Evilacio Maciel Barbosa.

*Fonte: Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY