Da Redação*

A secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Cooperativa do Vale do Araguaia assinaram nesta terça-feira, 22, a renovação do termo de cessão de uso de 16 tanques de resfriamento de leite, beneficiando 35 famílias de pequenos e médios produtores rurais. Os tanques foram cedidos por um período de quatro anos e estão instalados na zona rural dos municípios de Aragominas, Piraquê, Xambioá, Wanderlândia e Santa Fé do Araguaia.

Além de gerar emprego e renda no campo, a parceria tem o intuito de apoiar os pequenos e médios produtores de leite, contribuindo para produção de alimentos seguros à saúde da população, fornecendo aos laticínios matéria-prima de qualidade e com regularidade.

Os tanques foram cedidos por um período de quatro anos (Foto: Seagro)

–  Estamos contribuindo para minimizar o comércio clandestino de leite e seus derivados, fortalecendo o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira tocantinense – destacou o gerente de Fomento a Agricultura da Seagro, Telmo Gosch.

Atualmente os laticínios San Rita (SIE), em Wanderlândia, e Viana (SIF), em Santa Fé do Araguaia, compram e coletam o leite armazenado nos 16 tanques.

– Com a continuidade da parceria vamos oferecer leite de qualidade e assistência técnica aos pequenos e médios produtores – destacou o presidente da Cooperativa do Vale do Araguaia, Antônio Ventura.

A cooperativa conta com 700 associados e atende mais de 110 fornecedores de leite.

*Fonte: Ascom/Seagro, com edição de Cerrado Rural Agronegócios