Sistema circular integrado de cultivo de vegetais e amimais, mais conhecido como mandala, estará em exposição (Foto: Ascom/Ruraltins)
Sistema circular integrado de cultivo de vegetais e amimais, mais conhecido como mandala, estará em exposição (Foto: Ascom/Ruraltins)

*Da Redação

Começa nesta quinta-feira, 7, em Araguaína, no norte do Tocantins, e prossegue até 17 de Junho, a 50ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), considerada a maior do gênero no Estado. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) integra a programação trazendo a Vitrine da Agricultura Familiar.

De acordo com o chefe da unidade local do Ruraltins, Athila Damasceno Martins, a equipe técnica preparou o Sisteminha Embrapa, que é a produção integrada de alimentos e peixes, além de uma área consorciada de hortaliças e leguminosas. Outra demonstração de destaque será a maquete de uma fazenda agroecológica e a realização do primeiro torneio leiteiro da agricultura familiar, com a participação de produtores assistidos pelo Ruraltins, na região.

– A presença do Ruraltins na Expoara, pretende mostrar a força da agricultura familiar e a importância que a assistência técnica tem para o desenvolvimento econômico do Estado. Nesse sentido, a vitrine traz o eficiente Sisteminha Embrapa, onde montamos um tanque para a produção de peixes com capacidade para receber 10 mil litros de água, podendo produzir 100 quilos de peixes por ano – disse.

Ainda conforme Damasceno Martins, junto a esse tanque há o plantio de hortaliças e leguminosas, que são irrigadas com os nutrientes gerados, sendo uma tecnologia simples e barata para o produtor alimentar sua família e gerar renda, com a venda do excedente.

– Além disso, a maquete da fazenda ecologicamente correta traz a diversificação da produção, mostrando a importância de se produzir respeitando os recursos naturais e as áreas de preservação permanente, sendo um trabalho de conscientização com o produtor – ressaltou.

Durante a feira, o Ruraltins, participa ainda, da realização do primeiro torneio leiteiro da agricultura familiar com nove produtores assistidos pelo órgão.

– Nosso objetivo maior é mostrar que os agricultores familiares tem força e produção de qualidade, e que a assistência técnica contribui de forma expressiva para o crescimento desse segmento na região – concluiu.

O espaço do Ruraltins na Expoara é promovido e realizado em parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, com a empresa Ferpam, Smart Sol Energia Solar, como também com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

50 anos

Para marcar os 50 anos da Exposição Agropecuária de Araguaína, a programação apresenta: Semana Tecnológica, shows, leilões, torneio leiteiro, rodeios, feira de animais e a tradicional cavalgada.

A Expoara contará com a participação de 80 expositores que vão mostrar suas marcas e produtos. Os organizadores esperam um público de mais de 200 mil pessoas e uma arrecadação em torno de R$ 70 milhões. A abertura oficial ocorrerá no sábado, 9 de junho.

*Fonte: Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios