SHARE
Projeto de produção integrada será apresentado (Foto; Ascom/Ruraltins)
Projeto de produção integrada será apresentado (Foto; Ascom/Ruraltins)

Da Redação*

Alvorada, localizado na região Sul do estado, promoverá um Encontro da Agricultura Familiar, durante a Feira de Exposição Agropecuária do município, que acontecerá de 4 a 9 de setembro. Ele é considerado como um dos munícipios forte na produção de frutas, grãos e criação de gado.

A participação do Ruraltins se dá por meio uma parceria entre a prefeitura de Alvorada, via Secretaria Municipal de Agricultura e pecuária, tendo por objetivo disseminar tecnologias, apoiando os agricultores em suas produções.

– Nós do Ruraltins estaremos à disposição para ajudar os agricultores que tiverem interesse em conhecer novas tecnologias, melhorar sua produção e renda, e consequentemente sua qualidade de vida. Durante a feira, estaremos demonstrando na prática, um modelo de sistema de produção integrada, conhecido como “Sisteminha”, tecnologia da Embrapa, onde o agricultor possa criar peixe e cultivar diversas variedades de alimentos por meio do ciclo de produção –  comentou Sydvan Ribeiro Neves, chefe da unidade local do Ruraltins em Alvorada.

Ele reforça que o sistema produtivo poder ser uma excelente fonte de renda para os agricultores, especialmente os beneficiados por outros projetos executados pelo Ruraltins, a exemplo do Inovação no Campo, que visa apoiar e dá subsídios aos agricultores em sua diversificação da produção.

Ainda de acordo com Sydvan Ribeiro, há cerca de 8 anos a exposição agropecuária em Alvorada, não estava sendo realizada devido a vários fatores, porém, agora com parcerias da prefeitura, várias instituições e o comércio local, está sendo possível realizar esse importante evento para região.

Apresentação de novas tecnologias

O Ruraltins estará entre os dias 4 e 6 apresentando na pratica como instalar o “Sisteminha”. A ideia é disponibilizar para a comunidade alternativas de produção e despertar nos agricultores outras fontes de renda, como também capacitar os agricultores.

Programação do Ruraltins

Palestras sobre Piscicultura; Capacitação de agricultores para implantação do “Sisteminha”; Implantação do Sisteminha.

O Projeto Empreender Rural é coordenado pelo Ruraltins (Foto; Ascom/Ruraltins)
O Projeto Empreender Rural é coordenado pelo Ruraltins (Foto; Ascom/Ruraltins)

46ª Expo Gurupi

Já em Gurupi, na mesma região, o Ruraltins participa da programação da 46ª Expo do Município, que ocorre de 9 a 16 de setembro, no Parque de Exposição Agropecuária Antônio Lisboa da Cruz.

De acordo com o supervisor regional, em Gurupi, Silvino Vitor Peres de Santana, o Ruraltins vai estar presente no evento com o Projeto Empreender Rural, nos dias 10 e 11, ocasião em que os extensionistas do órgão ministram palestras sobre piscicultura da produção a comercialização, e apresentação de dados referentes ao Censo da Piscicultura no sul do Tocantins. Durante o encontro representantes das instituições parceiras apresentam mostras cientificas, realizam oficinas e sala de negócios.

– Nosso objetivo é reunir os principais setores envolvidos com o agronegócio para trazer novas tecnologias, conhecimentos e a troca de experiências relacionadas às cadeias produtivas desenvolvidas pelos produtores rurais da região sul do Tocantins, gerando assim oportunidades de negócios – frisou o supervisor.

Parcerias

O Projeto Empreender Rural é coordenado pelo Ruraltins em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sindicato Rural de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins ( IFTO). O evento será realizado no Tatersal – Tatá do Vale, no Parque de Exposição Agropecuária Antônio Lisboa da Cruz.

Expo Gurupi

A 46ª Expo Gurupi traz em sua programação exposições de animais, de máquinas e equipamentos, leilões, torneio leiteiro, rodeios, cavalgada, cursos, palestras, shows musicais, dentre outros atrativos.

Programação do Empreender Rural

Segunda-Feira, 10 de Setembro de 2018

14h30 – Credenciamento;

15h – Abertura do Simpósio;

15h30 – Palestra Controle Biológico e Microrganismos Promotores de Crescimento;

Engº Agrônomo Albert Lennon Lima Martins (Msc. em Produção Vegetal)

16h30 – Palestra Produção de Mudas de Alface;

Engª Agronoma Francielly Quitéria Guimarães Alves (Doutoranda em Produção Vegetal na UFT)

17h30 – Mostra e Apresentação de Trabalhos Científicos;

19h30 – Negócio Rural:

  • Produtor X Produtor (Compra, venda e troca de novos e usados);
  • Linhas de Crédito Rural (Bancos parceiros no evento);
  • Exposição de Equipamentos Agropecuários (Empresas Parceiras).

Terça-Feira, 11 de Setembro de 2018

14h30 – Abertura do 2º dia do Simpósio;

15h – Palestra Sistema Rotacionado de Pastagem nas Águas;

Engº Agronomo Valdimilson Rodrigues de Sousa (Consultor SEBRAE)

16h – Palestra Piscicultura: Da Produção à Comercialização;

Engª de Pesca Valéria Maria de Melo Lima (Extensionista Rural – RURALTINS)

17h – Censo da Piscicultura: Dados Preliminar da Região Sul do Tocantins;

Engº de Pesca Andrey Chama Costa (Gerente de Pesca e Aquicultura – RURALTINS)

18h – Encerramento das apresentações.

19h30 – Negócio Rural:

  • Produtor X Produtor (Compra, venda e troca de novos e usados);
  • Linhas de Crédito Rural (Bancos parceiros no evento);
  • Exposição de Equipamentos Agropecuários (Empresas Parceiras).

*Fonte: Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY