SHARE
Há várias ferramentas no mercado, principalmente eletrônicos, informatizados, conectados ou não a rede mundial de computadores (Foto: Assessoria da empresa)
Há várias ferramentas no mercado, principalmente eletrônicos, informatizados, conectados ou não a rede mundial de computadores (Foto: Assessoria da empresa)

Da Redação*

A agropecuária brasileira é uma das mais modernas e dinâmicas do mundo. Graças aos altos investimentos nas pesquisas, por parte de institutos oficiais ou privados e, ainda, as tecnologias de alta precisão, cada vez mais as terras brasileiras produzem mais, em menos espaço e altas produtividades. Produtos como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão e as carnes são destaques no panorama internacional como as de maiores produtividades, qualidade e sanidade. Isto se chama profissionalismo e não há mais espaço no grande e no pequeno agronegócios para o amadorismo. Da mesma forma que são fundamentais as tecnologias de ponta e o profissionalismo no cultivo, manejo e colheita de safras, o são também na gestão dos players dos agronegócios. Fato, quem os usam aumentam mais ainda a lucratividade da sua empresa.

Há várias ferramentas no mercado, principalmente eletrônicos, informatizados, conectados ou não a rede mundial de computadores. Algumas delas foram criadas e são comercializadas pela empresa BRISA Consulting (www.brisaconsulting.com.br). Conforme um de seus executivos,  José Henrique Ferreira, a BRISA, situada em Curitiba (PR) é uma organização com mais de 20 anos de história no Brasil e que, em parceria com a UTEVA Agropecuária Ltda, de Itaberá (SP), do cooperado  da Cooperativa Castrolanda, Florian B. Schudt, implantou o a solução AGRISIGN (Sistema Modular e Integrado, contemplando, entre outas, as seguintes macro funcionalidades:

  • Planejamento

  • Orçamento

  • Execução das Ordens de Serviços (Mobilidade em campo)

  • Ponto Eletrônico (Mobilidade em campo)

  • Apontamentos de todas as Atividades (Mobilidade em campo)

  • Recebimento de Materiais

  • Controle de Estoques

  • Depreciação Máquinas / Equipamentos

  • Manutenção de Máquinas / Equipamentos (Mobilidade em campo)

  • Fluxo de Caixa

  • CUSTOS (Custeio das Safras e de todas as atividades realizadas no Talhão)

Gestão de pessoal é outra função do sistema da BRISA (Foto: Antônio Oliveira/CDI-Cerrado Rural Agronegócios)
Gestão de pessoal é outra função do sistema da BRISA (Foto: Antônio Oliveira/CDI-Cerrado Rural Agronegócios)

Ainda conforme o Executivo, há, ainda, no portfólio da empresa os FSIGN e o PECSIGN, desenvolvidos para atender, respectivamente, às necessidade operacionais e gerenciais de controle florestal, pecuária e agricultura.

Como funciona

Conforme explicações da empresa, os módulos do AGRISIGN foram divididos em quatro grupos. À saber:

Módulos cadastrais

  • Cadastro Corporativo Reúne todas as informações básicas para que o usuário possa operar o sistema. Dados e informações referentes aos funcionários, clientes, fornecedores, empresas, filiais, itens, unidades de medida, equipamentos, implementos, jornadas de trabalho e outras são registradas neste módulo. É possível, também, controlar os horários de entrada e saída do funcionário no local de trabalho, informar a entrada das notas fiscais dos itens de consumo direto, serviços ou que serão estocados, visualizar o nível de estoque dos itens e da depreciação dos equipamentos e implementos;

  • Cadastro de Terras e Cultivares Controle e manutenção das áreas e cultivos da empresa, seguindo a estrutura hierárquica em Distrito, Fazenda, Projeto e Talhão. Contempla inúmeras informações, desde dados referentes às matrículas das propriedades até a base de dados dos cultivos (talhões, espécies, declividade e outras).

Módulos operacionais

  • Controle de Serviços de Cultura Controla os serviços de cultura (preparo de solo, plantio, condução e outros) prestados por funcionários próprios ou terceiros, por meio do uso das Ordens de Serviços (OS). Além disso, é possível registrar a quantidade de insumos utilizada na execução da atividade, o consumo de combustível dos equipamentos e de outros itens. Os relatórios disponíveis trazem as informações apontadas no sistema de forma agrupada e permitem ao gestor analisar os dados.

  • Controle de Serviços de Colheita Possibilita o gerenciamento dos serviços executados na colheita, através de Ordens de Serviços (OS) que identificam o responsável pela atividade (próprio ou terceiro), o preço, o local de execução e as quantidades esperada e realizada. Ainda, o módulo permite o controle detalhado do uso dos equipamentos, das cargas entregues nos silos e da produtividade dos talhões. Os relatórios disponíveis trazem as informações apontadas no sistema de forma agrupada e permitem ao gestor analisar os dados.

  • Planejamento Operacional Permite a elaboração de planejamentos de atividades/insumos e orçamentos por safras, fundamentados em informações preexistentes nas bases corporativa e fundiária. Este módulo permite que o usuário informe uma receita tecnológica (“como fazer”) para diferentes safras e aplique-a nos diferentes talhões. A receita reúne os serviços que devem ser desenvolvidos, os insumos e dosagens a serem utilizadas e a ordem cronológica prevista. Com base no planejamento, o usuário pode gerar um orçamento em que é informado o valor (R$) previsto para as atividades planejadas e os valores totais e por hectare da safra. Ainda, possibilita ao usuário o acompanhamento diário das atividades Orçadas x Realizadas.

Módulos contábeis/financeiros

  • Entrada e saída da produção e insumos (Foto: Antônio Oliveira/CDI-Cerrado Rural Agronegócios)
    Entrada e saída da produção e insumos (Foto: Antônio Oliveira/CDI-Cerrado Rural Agronegócios)

    Custos Foi projetado para receber a estrutura de todos os processos, atividades, serviços, produtos e negócios em que a empresa atua, agrupando informações e gerando relatórios para a tomada de decisão. Neste módulo, o usuário opta por trabalhar de forma integrada ao ERP da empresa servindo como um razão auxiliar contábil (quantitativa e financeira) ou de maneira manual informando todos os dados necessários diretamente no Sistema. Para os projetos agrícolas, disponibiliza dados importantes para as análises detalhadas ou resumidas dos custos mensal e acumulado dos talhões, das fazendas, culturas e das safras. E, com base nos planos de centros de custos e contas contábeis verificam-se os resultados obtidos para as atividades realizadas e equipamentos utilizados. Ainda, é possível analisar o resultado dos custos dos funcionários, dos itens de consumos, dos insumos consumidos e outros. As informações processadas são disponibilizadas em quantidades, valores e custos unitários, possibilitando a analise sob estes pontos de vista em cada fase do custeio até o produto final.

Soluções de coleta e dados

  • Não há mais espaço no grande e no pequeno agronegócios para o amadorismo (Foto: Assessoria da empresa)
    Não há mais espaço no grande e no pequeno agronegócios para o amadorismo (Foto: Assessoria da empresa)

    Aplicativos Mobile Buscamos oferecer sempre o melhor de cada tecnologia e plataforma em nossos projetos mobile. Para atender às necessidades de mobilidade no campo de nossos Clientes, a BRISA Consulting desenvolve projetos em tecnologias mobile (Smartphones, Tablets, …) para as mais diversas atividades do segmento do agronegócio. Esta solução foi concebida para ser utilizada nas plataformas iOS e Android e, permite que o usuário controle toda e qualquer atividade, planejada ou não, que ocorra na fazenda. Propicia o registro do Ponto Eletrônico (horários de entrada, saída e paradas de cada colaborador); registro do consumo de combustível das máquinas e equipamentos; controle de todas as atividades e serviços que estão sendo executados; registro das quantidades de insumos (herbicidas, fertilizantes, etc …) consumidos em campo, dentre outras possibilidades. Permite o usuário trabalhar no campo de maneira OFFLINE e, no momento da sincronização dos dados, no mesmo tempo em que os dados coletados no campo são enviados para o Servidor, verifica e captura novas informações referentes as atividades e serviços a serem executados e, somente neste momento faz-se necessário que o dispositivo esteja conectado a uma Rede (3G, 4G e/ou WiFi).

*Com informações da Empresa

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY