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Da Redação

A greve dos caminhoneiros, que culminou com a aprovação dos pisos mínimos de frete podem ter impacto econômico grave para o setor de laticínios. O alerta é da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos)

Conforme ela, o transporte rodoviário de cargas é o principal meio de escoamento da produção de produtos lácteos, o que faz o custo das indústrias aumentar significativamente com o estabelecimento de tabelamento de preços obrigatório. Segundo o IBGE, dos 5.504 municípios brasileiros, apenas 60 não produzem leite.

Segundo Marcelo Martins, a medida impacta o Brasil como um todo (Foto: Divulgação)
Segundo Marcelo Martins, a medida impacta o Brasil como um todo (Foto: Divulgação)

A logística na indústria de laticínios apresenta características bem peculiares motivadas pela alta perecibilidade do leite. Por esse motivo, diariamente, a produção percorre uma extensa malha viária em todo país. Estima-se que o transporte corresponda de 8% a 20% do custo final do leite e derivados, dependendo do tipo de produto industrializado (perecível ou não), das distâncias a serem percorridas em toda cadeia, das características regionais e do tipo de veículo.

O tabelamento do frete em vigor tem gerado distorções significativas, com valores que chegam a superar 150% quando comparado ao praticado anteriormente no mercado. A consequência é o aumento de preços ao consumidor, com impacto direto na inflação.

– A Viva Lácteos é contrária a qualquer tipo de tabelamento no frete. Ele representa a cartelização do transporte rodoviário de cargas e os valores em vigor estão muito acima dos praticados no mercado. Essa política é desastrosa à medida que inibe a busca pela eficiência produtiva, a inovação tecnológica e a competitividade, provocando a elevação no custo total do leite e derivados – destaca o diretor executivo da Viva Lácteos, Marcelo Martins.

Segundo o executivo, a medida impacta o Brasil como um todo. Dados do último Censo Agropecuário do IBGE de 2017 registram que a produção de leite é realizada em 1,17 milhão de propriedades. Além disso, considerando um mínimo de dois trabalhadores atuando continuamente por propriedade e os contratados nas indústrias e cooperativas, esse segmento gera, pelo menos, 3 milhões de postos de trabalho permanentes. Do ponto de vista econômico, o setor de laticínios está na segunda posição em faturamento, fechando 2017 com R$ 70,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), atrás apenas dos derivados de carne.

Impacto no custo médio da tabela de frete mínimo (Resolução nº 5.820/2018 da ANTT):

INFORMAÇÃO

VARIAÇÃO PERCENTUAL

– (1) Primeiro percurso:

Aumento de 10 a 45%

– (2) Segundo percurso:

Aumento de 50 a 150%

– (3) Distribuição:

Aumento de 40 a 70%

– Custo total do produto industrializado:

Elevação de 2 a 6% no custo total do leite e derivados.

(1) Caminhão de dois eixos, coleta o leite em propriedades rurais.

(2) O impacto é maior porque vai vazio ao posto de refrigeração e volta com o leite refrigerado.

(3) Há vários tipos de caminhões e cargas (frigorificadas ou não).

*Fonte: Assessoria de imprensa da Viva Lácteos, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

 

 

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