*Da Redação

Associações comunitárias de quatro municípios do Médio São Francisco baiano receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), cerca de 110 mil alevinos. Aproximadamente 400 famílias foram beneficiadas.

As diversas localidades beneficiadas estão situadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Serra do Ramalho e Sítio do Mato (Foto: Codevasf)

Os alevinos — 90 mil de tambaqui e 20 mil de tilápia — foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa.

– A distribuição de alevinos destinados ao cultivo visa ao fortalecimento da atividade da piscicultura no contexto da agricultura familiar do oeste baiano, como alternativa de renda. Isso melhora as condições de vida dos homens do campo, viabiliza um bom funcionamento da economia e proporciona alimento saudável na mesa – afirma Rodrigo Souza, técnico da Codevasf no Centro de Xique-Xique.

As diversas localidades beneficiadas estão situadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. A ação busca fortalecer a piscicultura familiar e artesanal na região e ocorreu na última semana.

– Desde a conclusão da reforma do Centro, em novembro de 2017, já foram entregues, em peixamentos e doações destinadas ao cultivo, um total de 2,2 milhões de alevinos, sendo 583 mil somente em 2020. Atualmente estão sendo produzidas quatro espécies: duas espécies nativas do São Francisco (curimatã e pacamã) e duas espécies destinadas ao cultivo (tilápia e tambaqui) –  acrescenta Rodrigo Souza.

*Fonte: Ascom/Codevasf