O Ruraltins promove o 1º Dia de Campo sobre a cultura da mandioca em Tupiratins-TO (Foto: Ruraltins)
O Ruraltins promove o 1º Dia de Campo sobre a cultura da mandioca em Tupiratins-TO (Foto: Ruraltins)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro-TO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa de Agropecuária (Emprapa), promove nesta quinta-feira, 14, o 1º Dia de Campo sobre a cultura da mandioca em Tupiratins-TO, a 260 km de Palmas.

De acordo com o extensionista Isaías Gama, o evento, que será realizado na Fazenda Boa Esperança, tem como objetivo incentivar a mandiocultura naquela região, apresentando aos produtores algumas variedades desenvolvidas pela Embrapa, destinada para a produção industrial, como por exemplo, na produção de farinha.

– Um dos principais polos de escoação da produção no município é o Programa Aquisição de Alimentos (PAA, modalidade Compra Direta) e os mercados locais e circunvizinhos. Além disso, temos duas casas de farinha em nosso município, ambas inspecionadas pela vigilância sanitária – afirmou o extensionista.

Ainda de acordo com Isaías Gama, na propriedade foi instalada uma unidade de transferência tecnológica (URT).

– Vamos apresentar aos produtores oito variedades que utilizamos na URT e os seus resultados, dentre elas temos as BRS: Formosa; Amansa Burro; Poti Branca e Bambuzinho. São materiais de alta qualidade, produtividade e amido. Tem variedade que pode ultrapassar a 40 toneladas por hectare – frisou o extensionista.

O dia de campo contará com duas estações onde serão realizadas palestras, rodadas de perguntas e distribuição de manivas.

Dia de campo

O evento faz parte do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Boas Práticas Agrícolas nas Culturas de Arroz, Feijão e Mandioca, coordenado pela Seagro, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ruraltins. O projeto atua em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) distribuídas nos municípios localizados na região centro-norte do Tocantins.

Da Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócio