SHARE
Zanella e Antônio Henrique: parceria firmada. (Foto
Zanella e Antônio Henrique: parceria firmada. (Foto

Convênio de Cooperação Técnica e Parceria Administrativa, assinado nesta semana entre a Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa) e a Prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, pode melhorar as condições de produção e escoamento da safra, bem como preservação do meio ambiente na região da Estrada do Café, onde predomina a cotonicultura, neste município.

A informação é da Assessoria de Comunicação da Abapa, acrescentando que a ação faz parte do Projeto Patrulha Mecanizada, desenvolvido pela Abapa, e viabilizado por meio, também, de uma parceria com os produtores da localidade e prefeituras municipais.

Esta parceria está dentro dos propósitos do Programa Patrulha Mecanizada da entidade representante dos cotonicultores e, além de ter a sustentabilidade como grande diferencial, com atuação na conservação dos recursos naturais, tem garantido aos produtores e municípios estradas em boas condições para entrada de insumos, escoamento da produção e outras atividades relacionadas ao campo.

– Logística sempre foi um dos principais problemas enfrentados pelos produtores. Com a recuperação das estradas vicinais, estamos minimizando mais um gargalo e promovendo a preservação do meio ambiente. Em relação à parceria com a prefeitura e produtores, acreditamos que esse é o caminho mais perto para grandes resultados  – ressaltou Celestino Zanella, presidente da Abapa.

Ainda conforme a Abapa, essa obra de manutenção contemplará um trecho de 58 km e seus custos serão divididos entre os dois parceiros, cabendo a Associação a aquisição de máquinas, equipamentos, implementos e veículos destinados à execução do projeto, bem como pela logística de mobilização e desmobilização da frota e manutenção da mesma, além do quadro de funcionários, como operadores de máquinas, motoristas e encarregado para a obra.

Já a Prefeitura de Barreiras ficará responsável por todo o combustível necessário para a execução das obras, ficando sob a responsabilidade dos produtores rurais associados beneficiados pelas obras.

– Essa é mais uma parceria com a Abapa para a recuperação de estrada vicinal que, sem dúvida, é de muita importância para o desenvolvimento econômico e social do município – disse o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique.

Estrada do Café

Parcerias semelhantes já foram feitas em anos anteriores. (Foto: Ascom/Abapa)
Parcerias semelhantes já foram feitas em anos anteriores. (Foto: Ascom/Abapa)

O trecho alvo desse Convênio, passou por manutenção em 2014, por meio de parceria semelhante a que foi celebrada nesta semana.

Já em 2015, o Projeto Patrulha Mecanizada recuperou cerca de 300 Km. Para 2016, a meta é recuperar cerca de 300, totalizando cerca de 800, desde a criação do projeto. Além das parcerias firmadas com produtores e prefeituras municipais, o projeto conta com os recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

 (Com informações  da Ascom/Abapa e edição de Cerrado Rural)

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY