SHARE

Não basta ter uma boa ideia e/ou bons produtos e serviços. Necessário se faz também que o empreendedor tenha estratégias de marketing e gestão de negócios. É sob este prisma que o Sebrae desenvolvo o programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Tapioca é o forte do empresário barreirense.(Foto: Divulgação)
Tapioca é o forte do empresário barreirense.(Foto: Divulgação)

Em Barreiras, no oeste da Bahia, o microempreendedor no ramo de alimentos com base na mandioca e no milho,  Antônio Domingos da Silva, buscou a regional do Sebrae em Barreiras para incrementar seu pequeno empreendimento. Ele trabalha há 7 anos no fabrico e tapioca e de cuscuz, duas das principais comidas típicas da região. Atualmente, sua empresa, a Sabor da Terra, oferece mais de 40 opções de produtos à base de mandioca, à sua clientela, além de cuscuz, sanduíches e outros.

Trabalhando hoje com 8 colaboradores, ele conta que no ano passado buscou meios de inovação para melhorar seus produtos e gestão.

– Hoje somos conhecidos pela qualidade de nossos produtos e isso se deu por sempre buscarmos melhorias. Nesse ponto o Sebrae nos ajudou bastante com o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) que aderi em março de 2015 – conta.

Com o diagnóstico feito pela agente Maíra Aguiar na empresa, Antônio começou a reforma na tapiocaria, melhorando o layout da empresa, a gestão organizacional, controle financeiro e inovou em produtos e serviços. Maíra, que acompanhou o empresário na mudança, acredita que a padronização de processos, como medidas para recheios do cuscuz e das tapiocas, foi fundamental para a empresa.

– Tudo agora é medido e pesado, o que reduziu o custo de fabricação e, consequentemente, aumentou o lucro da empresa. Com as reformas interna e externa, a tapiocaria conseguiu alcançar mais clientes, aumentando o faturamento –  explicou ela.

Ainda de acordo com Maira,  a Tapiocaria Sabor da Terra continua acompanhada pelo ALI com novas ações e propostas de melhorias para que a empresa continue crescendo e se desenvolvendo na cidade.

Tapiocaria-Sabor-da-Terra
Empresa investiu também no novo logo. (Foto: Sebrae)

O empresário, que já participou de encontros, cursos, consultorias e mais o Seminário Empretec, também firmou uma parceria com o Encontrart, um site que visa divulgar eventos e empresas da cidade, bem como realizar promoções e propagar nas redes sociais.

Programa ALI

O ALI tem como objetivo acompanhar os empresários de pequenas empresas na prática de gestão da inovação durante os dois anos de orientação e acompanhamento gratuitos.

(Com informações da Ascom/Sebrae-Barreiras)

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY