SHARE

Da Redação*

Uma missão técnica da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), está em visita ao estado de Santa Catarina, num intercâmbio de conhecimento.  A visita, desta quinta-feira, foi a uma propriedade rural em Chapecó, último compromisso dos integrantes da missão técnica a este Estado. Para a Coapa, foi mais uma oportunidade para adquirir mais informações importantes.

A viagem técnica teve início na última segunda-feira, 6, em Florianópolis (Foto: Ascom/Coocam)
A viagem técnica teve início na última segunda-feira, 6, em Florianópolis (Foto: Ascom/Coocam)

Os cooperativistas de Pedro Afonso foram recebidos pelo agropecuarista Loacir Tormem e sua família. Trocaram experiências e conheceram o funcionamento da fazenda produtora de aves, grãos e leite.

Para o presidente da Coapa e do Sistema OCB/ Sescoop-TO (Sindicato e Organização das Cooperativas do Tocantins e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins), Ricardo Khouri, a viagem técnica alcançou seus objetivos, sobretudo por possibilitar a observação de várias práticas de governança e gestão praticadas nas cooperativas visitadas.

– Vamos avaliar quais processos podem ser adaptados e aplicados à realidade da Coapa e de nossa região. Foi uma experiência muito rica, vimos um cooperativismo muito pujante na parte da verticalização da produção e na agroindustrialização, que é o passo que a Coapa está buscando daqui para frente – ressaltou o dirigente.

Membro do Conselho de Administração, Luiz Gilberto Ramos destacou que o intercâmbio foi muito proveitoso e os novos conhecimentos adquiridos podem ajudar a alavancar o desenvolvimento da Coapa.

– Aprendemos muito, pois Santa Catarina é o celeiro do cooperativismo brasileiro.

O que mais chamou atenção do gerente operacional Handerson Bihain durante a imersão no cooperativismo catarinense foi a estrutura para recebimento de grãos e a automação das atividades para diminuir os custos com mão-de-obra.

– Eles investem muito para melhorar a qualidade do grão armazenado. A Coapa também pode fazer isso em seu armazém – pontuou.

Programação

A viagem técnica teve início na última segunda-feira, 6, em Florianópolis, quando foram visitadas a Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina) e a sede do Sistema OCESC/SESCOOP-SC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina).

Na terça-feira, 7, o grupo esteve no município de Campos Novos, onde conheceu a Cooperativa Agrícola Campos Novos (Coopercampos) e a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam).

A quarta-feira, 8, foi reservada para visitas na cidade de Chapecó. Os pedroafonsinos foram estiveram na Aurora, a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil, na Cooperativa Agroindustrial Alfa e no Sicoob MaxiCrédito, uma instituição financeira cooperativa.

Comitiva

Ricardo Benedito Khouri, Luiz Gilberto Ramos (conselho de administração), Moacir Catabriga (conselho de administração), Juliano Sandri (conselheiro fiscal), Laércio Diana (conselheiro fiscal), Maria Silvana Ramos (agente de Desenvolvimento Cooperativista), Mauro Carvalho Minucci (gerente da Unidade Agroveterinária), Handerson Bihain (gerente operacional do armazém), Eduarte Bonafede (gerente da Unidade Técnica) e João Rossini (engenheiro agrônomo). A viagem teve o apoio do Sistema OCB/ Sescoop-TO, representado pela superintendente Maria José Andrade Leão de Oliveira.

*Da Ascom/Coapa, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY