SHARE

Da Redação*

Uma inovação na nutrição de frangos de corte, o Balancius, é a primeira e única muramidase microbiana que funciona no intestino para melhorar a eficiência alimentar e aumentar o rendimento sustentável dos produtos.

Seu modo único de ação quebra peptidoglicanos (PGNs) em detritos celulares bacterianos, desbloqueando, assim, o potencial oculto na funcionalidade gastrointestinal.

O lançamento do Balancius é a mais recente inovação da Aliança da DSM com a Novozymes (Foto: DSM)
O lançamento do Balancius é a mais recente inovação da Aliança da DSM com a Novozymes (Foto: DSM)

Dados científicos demonstram que a inclusão do Balancius na dieta de frangos de corte melhora consistentemente a taxa de conversão alimentar em 4-6 pontos (3%), demonstrando uma melhora significativa na digestibilidade e eficiência alimentar.

O lançamento do Balancius é a mais recente inovação da Aliança da DSM com a Novozymes, refletindo a força de suas capacidades científicas e liderança contínua em nutrição e saúde animal.

A otimização da funcionalidade gastrointestinal por meio do equilíbrio da composição alimentar e da microbiota é crucial para uma utilização eficiente da ração na avicultura [i]. Juntamente com a parceira Novozymes na Aliança, a DSM criou o Balancius, uma muramidase de ocorrência natural que remove detritos bacterianos compostos de fragmentos da parede celular de bactérias mortas que são liberadas no lúmen intestinal, onde podem interferir na superfície intestinal. [ii],[iii]

O Balancius limpa efetivamente esses detritos por meio da quebra seletiva de polímeros chamados peptidoglicanos, que são elementos estruturais dentro das paredes celulares bacterianas.3. A otimização da funcionalidade gastrointestinal por meio da ação do Balancius tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência da indústria de rações, por meio de maior digestibilidade, utilização de alimentos e ganho de peso. 4,5

– Esta parceria da DSM com a Novozymes atende a uma demanda da América Latina pela produção de alimentos sustentáveis. Unimos ciência, inovação e expertise industrial para melhorar a utilização da ração – diz Enrique Castañeda, country manager DSM México.

Dino Garcez, gerente regional de marketing para a América Latina, destaca o viés sustentável da utilização de Balancius:

– Na medida em que a gente melhora a conversão alimentar, naturalmente, recursos naturais são poupados. Menos grãos, menos área, menos água. Fizemos uma estimativa em termos de economia de ração e, a cada 1 milhão de frangos alimentados, pode-se economizar até 125 toneladas.

“Atualmente, os testes em andamento abordam o potencial da extensão do Balancius para outras espécies”

O anúncio de hoje para o México – após lançamento no Brasil, Chile, Argentina e Peru – é apoiado por dados de 40 estudos internacionais que mostraram que a adição de Balancius à ração de aves melhorou significativamente a taxa de conversão alimentar e o ganho de peso. Atualmente, os testes em andamento abordam o potencial da extensão do Balancius para outras espécies.

– Esses resultados demonstram que otimizar a funcionalidade gastrointestinal por meio da ação exclusiva de Balancius melhora significativamente a eficiência alimentar e estimula o ganho de peso de frangos de corte. Esses resultados têm o potencial de melhorar drasticamente a capacidade de produção sustentável de aves e se traduzem em economias significativas para os produtores – explica Sebastian Marten, vice-presidente de Enzimas e Eubióticos da DSM.

– Juntas, a DSM e a Novozymes desenvolveram uma solução que contribui para o crescimento e o bem-estar dos animais, removendo os detritos celulares bacterianos do intestino da galinha. Nenhuma outra tecnologia funciona assim – afirma Susanne Palsten Buchardt, vice-presidente da Novozymes para Nutrição e Saúde Animal Comercial.

“Os dados coletados de mais de 40 estudos realizados em todo o mundo confirmam que a suplementação com Balancius apoia a função digestiva”

– É uma inovação revolucionária baseada em nossa Aliança de 20 anos com a DSM.

Até o momento, o Balancius foi registrado na América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México), nos EUA e na APAC (Bangladesh, Paquistão e Índia). A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) seguirá em breve (meados de 2019), após um parecer positivo publicado pela EFSA EU (Autoridade de Segurança Alimentar da Europa) em junho deste ano.

Sobre os estudos

Os dados coletados de mais de 40 estudos realizados em todo o mundo confirmam que a suplementação com Balancius apoia a função digestiva, promovendo a absorção nutricional, aumentando a eficiência alimentar e contribuindo, assim, para o crescimento sustentado. [iv],[v]

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade global, melhora o desempenho industrial, preservando os recursos do planeta e ajudando a criar vidas melhores – diz a empresa. Como a maior fornecedora mundial de tecnologias enzimáticas e microbianas, a nossa bioinovação permite maiores rendimentos agrícolas, lavagem a baixa temperatura, produção eficiente em termos energéticos, combustível renovável e muitos outros benefícios doas quais dependemos hoje e no futuro.

Nós chamamos isso de Rethink Tomorrow (Repense o Amanhã). www.novozymes.com.

DSM – Bright Science. Brighter Living.    

A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência e voltada para o propósito em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. A DSM está promovendo a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todos os públicos de interesse. A DSM oferece soluções de negócios inovadoras para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações ecológicas, e nova mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas registram vendas líquidas anuais de cerca de €10 bilhões, e contam com aproximadamente 23.000 colaboradores. A empresa está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com.

*Fonte: Assessoria de imprensa das empresas, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY