Dia de Campo  na Granja Baggio, na propriedade localizada em Guaporé (RS) (Foto: Divulgação)
Dia de Campo na Granja Baggio, na propriedade localizada em Guaporé (RS) (Foto: Divulgação)

Da Redação*

Em Dia de Campo promovido na Granja Baggio no mês de novembro, na propriedade localizada em Guaporé (RS), produtores e profissionais do setor agropecuário conheceram os resultados colhidos após um ano da utilização da ordenha robotizada. Entre os dados, destaca-se o melhoramento genético, realizado em parceria de mais de 15 anos com a GENEX, por meio do representante João Valdai, que contribuiu para a propriedade ser referência na pecuária leiteira.

Segundo a promotora técnica de leite da GENEX, Daniela Riccó, a filosofia de melhoramento genético adotada pela Granja Baggio sempre esteve em sintonia com o que a GENEX seleciona e recomenda.

– O foco sempre foi produzir fêmeas rentáveis e lucrativas. A visão sobre conformação é voltada para a longevidade, e não visando animais extremados de tipo. Saúde e equilíbrio podem ser citados como duas palavras que direcionaram, e ainda direcionam, a escolha dos touros a serem usados na propriedade – detalha.

Daniela ressalta ainda que o tempo em que a seleção vem sendo feita com esta direção, aliado a um excelente manejo dos animais pela família, resultam no que foi visto pelos produtores que tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade no dia de campo: animais modernos, saudáveis, e que, nas palavras de vários dos presentes impressionam pela alta produção e pelo tamanho que tem.

– Isso é eficiência de produção e eficiência alimentar.

Os presentes também tiveram acesso à informação gráfica e numérica da evolução das fêmeas do rebanho ao longo dos últimos 15 anos.

– Devido à qualidade de informações que a Granja Baggio possui, nós da GENEX pudemos utilizar uma ferramenta extremamente interessante, e que está cada vez mais atraindo a atenção de produtores no Brasil inteiro: o Sort Gate. Este programa permite estimarmos o mérito genético das fêmeas, além de mostrar a evolução do rebanho. A evolução e os números das fêmeas da Granja Baggio em índices como Mérito Líquido Vitalício (MLV$), Vida Produtiva e Taxa de Prenhes das Filhas (DPR ), por exemplo, fazem parte do sucesso e do destaque que a propriedade vem atingindo ao longo dos anos –  acrescenta.

"O foco sempre foi produzir fêmeas rentáveis e lucrativas" (Foto: divulgação)
“O foco sempre foi produzir fêmeas rentáveis e lucrativas” (Foto: divulgação)

Além destes índices já consagrados no mercado, os presentes também tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Índice de Compatibilidade Robótica (RC$), de exclusividade dos touros da bateria GENEX, que direciona corretamente o melhoramento genético, para aqueles que já usam ou pretendem usar ordenha robotizada.

*Fonte: Ascom da fonte, com edição de Cerrado Rural Agronegócios