Home Eventos LITERATURA INDÍGENA – índio de 105 anos lança livro nos JMPI

LITERATURA INDÍGENA – índio de 105 anos lança livro nos JMPI

Livro conta a história de resgate da etnia Gavião. (Fotos: Secom/Palmas)
Livro conta a história de resgate da etnia Gavião. (Fotos: Secom/Palmas)

O índio da etnia Gavião, do Maranhão, Krôhôkrenhum, lançou, nesta terça-feira, 27, dentro da programação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o livro “Mêikwytektêri – Isto pertence ao meu povo – Memórias de Toprâmre, Krôhôkrenhum e Jôpaipaire”.

Traduzido por “Eu não posso morrer de graça”, a obra foi lançada após a exibição de um documentário sobre a liderança do autor em sua tribo e sua luta para resgatar o seu povo.

unnamedNo livro memória, o autor conta como resgatou o seu povo, após violento processo de extinção da etnia; relata as principais lutas entre os povos, e o impacto que a etnia sofreu com a chegada da ferrovia, das linhas de alta tensão;  as doenças trazidas pelo homem branco;   a exploração na coleta de castanha e a destruição dos castanhais nas florestas do Maranhão e Pará.

Após o lançamento, os indígenas dançaram e cantaram em homenagem ao autor. “É um momento histórico para mim”, resumiu o indígena Krôhôkrenhum,  que fala com orgulho de ter 105 anos de idade, 25 netos e 05 netos.

(Com informação da Secom/Palmas)