Home Uncategorized MATOPIBA – Criação do Instituto de Inovação, Ciência e Tecnologia será debatido...

MATOPIBA – Criação do Instituto de Inovação, Ciência e Tecnologia será debatido em seminário, em Palmas

matopiba-mapaA implantação do Instituto de Inovação, Ciência e Tecnologia para o Matopiba será discutido em seminário, nesta quinta-feira, 26, em Palmas, capital do Tocantins. O evento será realizado no auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre as 8h e 12h.

Na oportunidade, além do foco principal do Seminário, haverá diversas palestras como “Planejamento, Inovação, Ciência e Tecnologia para o Matopiba”, “Novos Rumos para Pesca e Aquicultura”, “Área Irrigável” e “Potencial Produtivo do Estado do Tocantins”.

Estarão presentes a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, autoridades politicas do Estado e representantes de entidades envolvidas neste projeto como a Embrapa, o Instituto Federal do Tocantins, Ministério da Agricultura, Sebrae, Faet/Senar, Agência Tocantinense de Tecnologia e Inovação, entre outras.

De acordo com o reitor da UFT, Márcio Silveira, a criação deste Instituto ajudará na articulação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba com o envolvimento e participação da comunidade científica das universidades desses Estados.

– Esse Instituto incentivará a captação de recursos para o fomento de projetos de pesquisas que contribuirão no desenvolvimento da agricultura, agroecologia e agronegócio para a região, sendo um instrumento importante para a Universidade, pois o Tocantins foi um dos protagonistas da criação do plano para o Matopiba, ressaltou.

Já para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Waldecy Rodrigues, o Instituto abrirá também as possibilidades para financiamentos oriundos de organizações e institutos do exterior que visem a busca da realização de pesquisas nestas áreas.

– Após fecharmos a proposta de criação do Instituto, a mesma será submetida a avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e posteriormente ao Cnpq, explicou.

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba prevê investimentos em políticas públicas de infraestrutura, inovação e tecnologia e ascensão de agricultores à classe média rural. O Matopiba tem apresentado rápido crescimento econômico, resultado da alta produtividade agropecuária com o uso de tecnologias modernas. O território tem mostrado potencial para a produção de grãos, algodão, frutas e para a pecuária.

Programação

08h – Café receptivo;
09h – Abertura do evento com autoridades e presença da Ministra Kátia Abreu;
09h20 – Palestra: Planejamento, Inovação, Ciência e Tecnologia para o Matopiba, com Dr. Vanderlei Bagnato da Universidade de São Paulo (USP);
10h20 – Apresentação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/Matopiba), com prof. Waldecy Rodrigues (UFT);
11h – Pesca e Aquicultura – Novos Rumos, com Dr. Carlos Magno (Embrapa)
11h40 – Área irrigável e potencial produtivo do Estado do Tocantins, com diretor Marcelo Cabral Santos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

(Fonte: Ascom/UFT)