SHARE

Da Redação*

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro),  inicia nesta segunda-feira, 12, as atividades do Programa de Melhoria da Qualidade Genética no Tocantins.   O programa é desenvolvido pela Seagro, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Prefeituras, Adapec e Sindicatos Rurais e a meta é inseminar 1.500 matrizes.

Dentro desta parceria, a Seagro contribui com os protocolos de inseminação (Foto: Ascom/Seagro)
Dentro desta parceria, a Seagro contribui com os protocolos de inseminação (Foto: Ascom/Seagro)

O objetivo é disponibilizar aos produtores a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que é uma importante ferramenta de apoio ao pequeno produtor no melhoramento da genética de seus rebanhos, com várias vantagens em relação ao sistema convencional como sincronização do cio e a gestação programada.

– O índice de sucesso é de aproximadamente 50% –  segundo a médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim.

A diretora informou ainda que o trabalho de melhoria genética dos rebanhos, no Tocantins, começou como prioridade na pecuária de leite.

– A pecuária de leite está presente em muitas pequenas propriedades rurais e a atividade tem uma importância enorme em geração de emprego no Estado. Ao longo destes 13 anos de programa a SEAGRO já inseminou 19.660 matrizes leiteiras o que contribui com a melhoria da qualidade do nosso leite e também para o aumento da produção – disse Érika Jardim.

Ainda conforme ela, depois desta ação a SEAGRO dará prioridade a pecuária de corte em função das construção de 8 matadouros frigoríficos que abastecerão os mercados regionalmente.

– Com a melhoria genética do nosso rebanho pecuário poderemos ofertar uma carne de boa qualidade os consumidores e buscarmos mercados mais exigentes – frisou.

Ações

As ações acontecem no período de 12 a 29 de novembro, em seis propriedades rurais dos municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Paraíso do Tocantins, Monte Santo, Pugmil e Cristalândia.

Já nos dias 03 a 20 de dezembro as atividades ocorrem em cinco propriedades rurais, nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Natividade e Novo Acordo. As atividades serão acompanhadas pelo médico veterinário da Seagro, Thyago Túlio.

Em 2018, as atividades de melhoramento genético nos rebanhos leiteiros do Tocantins foram reiniciadas, nos meses de maio, junho e julho e já percorreram os municípios de Natividade, Guaraí e Colmeia, beneficiando mais propriedades rurais. Nesta etapa a SEAGRO atenderá 11 propriedades de pecuária de corte, finalizando as atividades de 2018.

Parceria

Nesta parceria, cabe às prefeituras mobilizar os produtores assistidos para usufruírem desta ferramenta tecnológica para desenvolvimento dos rebanhos leiteiros. De acordo com Thyago Túlio, será realizada a avaliação ginecológica das matrizes leiteiras, que é chamada de D-0, dentro da programação destes procedimentos. Nas matrizes que estiverem em boas condições, serão iniciados os protocolos de inseminação, e no 8º dia de procedimento será feita a aplicação de hormônios, para que no 10º dia finalmente aconteça a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Dentro desta parceria, a Seagro contribui com os protocolos de inseminação, bem como a utilização dos serviços do médico veterinário, e, como contrapartida o produtor fica responsável pela aquisição de sêmen, de sua escolha, e realização dos exames de brucelose de suas matrizes bovinas.

Dados Em 2017 as atividades do programa resultaram no atendimento de rebanhos leiteiros, inseminando 1.256 vacas leiteiras em todo o Estado. O Tocantins produz, em média, 200 milhões de litros de leite bovino por ano e, atualmente, é o terceiro maior produtor da região norte do país.

Os interessados em aderir ao programa e melhorar a produção de leite e corte em suas propriedades devem entrar em contato com o escritório local do Ruraltins e da Seagro.

*Fonte: Ascom/Seagro,com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY