SHARE
A companhia está presente no MATOPIBA (Foto: Assessoria)
A companhia está presente no MATOPIBA (Foto: Assessoria)

De Assessoria*

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, foi eleita campeã na categoria “Serviços de Transporte” em ranking desenvolvido pela revista IstoÉ Dinheiro. A cerimônia de premiação, que está em sua décima-quinta edição, aconteceu na noite desta quinta-feira, 13, em São Paulo.

Primeiro lugar do setor de serviços de transporte, a VLI tem como missão transformar a logística do país. Desde 2014, foram investidos R$ 9 bilhões na ampliação de sua infraestrutura com o objetivo de implantar o conceito de logística integrada, conectando terminal, ferrovia e porto. O capital foi aplicado na construção de terminais intermodais de transbordo de carga, na ampliação da atuação portuária da companhia, na aquisição de locomotivas e vagões e na modernização das linhas férreas. Essa conexão entre modais possibilitou aumento expressivo na produtividade, o que gerou mais capacidade e eficiência no escoamento de cargas no país.

A companhia opera o trecho Porto Nacional, no Tocantins, a Açailândia, no Maranhão, da Ferrovia Norte-Sul e seus pátios de multimodais.

Na publicação comemorativa além das notas da premiação destacam-se dois episódios recentes que reforçam a relevância da intermodalidade: a parceria da VLI com a Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo, para o transporte de açúcar pela ferrovia até o litoral santista e ainda a chegada de 26 locomotivas a serem utilizadas na Ferrovia Centro-Atlântica.

Os anos de 2017 e 2018 marcam a conclusão do plano de investimentos da VLI e a finalização da principal entrega, a ampliação do Tiplam.

– Contamos com uma infraestrutura capacitada para atender o mercado. Vivenciamos o momento de dar cada vez mais eficiência ao sistema da VLI e amadurecer os ativos que construímos recentemente para extrair o máximo de valor para toda a cadeia logística – ressalta Marcello Spinelli, presidente da VLI.

De 2016 para 2017, a companhia registrou aumento de 27% na receita líquida, e 22% no EBITDA. Em relação ao volume transportado, a empresa passou de 48 milhões de TU para 57 milhões de TU, um salto de 19%.

As Melhores da Dinheiro

A edição de 2018 envolveu mais de mil das maiores empresas do país. É uma das únicas listas do gênero que analisa as companhias não apenas pelo seu desempenho financeiro, mas também pelos indicadores de gestão nas áreas de inovação, qualidade, responsabilidade social, recursos humanos e governança corporativa.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por corredores logísticos que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

*Com edição da redação de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY