Home Uncategorized NUTRIÇÃO – Concentrado para bezerras nos primeiros meses de vida

NUTRIÇÃO – Concentrado para bezerras nos primeiros meses de vida

Por  Patrícia Vieira Maia e Talita Silva

A criação de bezerras jovens em uma fazenda de leite é extremamente importante. Boas bezerras vão se transformar em boas vacas, com boa produção de leite, saudáveis e com longevidade. Todas essas características positivas na idade adulta começam com o bom manejo das bezerras jovens, principalmente nos 2 a 3 primeiros meses de vida. E fornecer concentrado de boa qualidade é fundamental nessa fase.

– Características dos concentrados fornecidos a bezerras:

bezerras-leiteiras-desmama-precoceO objetivo do manejo nutricional durante a fase pré-desmama é promover o consumo máximo de concentrado, pois possibilita o mais rápido desenvolvimento do rúmen e uma desmama precoce. Um bom concentrado deve apresentar as seguintes características:

• Ser palatável
• Ter, preferencialmente, textura grosseira (concentrado finamente moído não estimula a ruminação, reduz consumo e aumenta perdas)
• Ter no mínimo 18% de proteína de boa qualidade (sem adição ureia até pelos menos 90 dias de idade)
• Ter nível de energia de 80% de NDT
• Ter baixo nível de fibra (de 7 a 9%)
• Suprir as necessidades de vitaminas desta categoria de acordo com o NRC
• Ser composto por alimentos de boa qualidade. Como exemplo de ingredientes de boa qualidade tem-se: milho, farelo de soja, farelo de algodão e leite em pó.

Caso o concentrado possua níveis adequados de fibra, não é preciso incluir forragem ou alimento volumoso até os 60 dias de idade dos bezerros. No entanto, se necessário para atingir os 7 a 9% de fibra, pode-se acrescentar até 5% de feno de boa qualidade ao concentrado de bezerros. O feno ajuda a conferir textura grosseira a este alimento, estimula a ruminação e deve ser a primeira forrageira a ser oferecida aos bezerros.

O concentrado deve ser oferecido à vontade até o terceiro mês de idade, quando pode ser limitado a 2kg/dia, dependendo de seu manejo. Deve estar disponível, limpo e fresco durante todo o tempo. Um concentrado de boa qualidade garante que as bezerras consigam aproveitar ao máximo os nutrientes que o compõem, se desenvolvendo melhor!

(Patrícia Vieira Maia e Talita Silva são Médicas Veterinárias da Equipe Rehagro)