SHARE
Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia (Fotos: Divulgação)
Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia (Fotos: Divulgação)

*De Assessoria

Uma parceria entre o Grupo Risa S/A, e a Oceana Brasil foi formada para o desenvolvimento de uma nova linha completa de fertilizantes biológicos, a Risa Lithogen. A expectativa de faturamento com a nova linha de produtos é de US$ 22 milhões já no primeiro ano, um incremento de 24% na unidade de negócios que hoje fatura em torno de US$ 90 milhões.

O anúncio ocorreu em evento na cidade de São Luís (MA), com a presença dos principais produtores da região. A nova linha contará com quatro produtos que serão produzidos pela Risa em parceria com a Oceana Brasil, líder na extração e beneficiamento do Lithothamnium.

A RISA, maior empresa de agronegócios da região do MATOPIBA (que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), é a maior consumidora mundial de algas Lithothamnium. O Grupo utiliza a linha de fertilizantes Algen, desenvolvida pela Oceana, há dez anos em suas próprias lavouras de milho e soja, com ótimos resultados ─ só de soja, são 70 mil hectares. Este sucesso garantiu a confiança do grupo para dar o próximo passo, inserindo produtos à base da alga Lithothamnium em seu portfólio, que serão comercializados diretamente pela Risa para os demais produtores da região do MATOPIPA e também do exterior.

Juntas, as empresas projetam a venda de mais de 50.000 toneladas/ano de produtos. Para atender a região de MATOPIBA, a Oceana adquiriu mais uma unidade de granuladora.

Os produtos da linha Algen veem apresentando resultados excelentes em culturas de grãos em todo o Brasil. Nas lavouras do MATOPIBA, seu uso traz ainda mais benefícios, aumentando a riqueza de nutrientes do solo, um dos principais problemas da região. Os tratamentos tradicionais para enriquecimento do solo, além de demorados, trazem um alto custo para o produtor, e os fertilizantes da linha ALGEN têm sido a solução para esse problema.

A nova linha Risa Lithogen terá desde a versão pura (granulada) até misturas com nitrogênio, potássio, e produto específico para grãos.

A Risa foi fundado, em 1984, então agricultor familiar de arroz, José Gorjen
A Risa foi fundado, em 1984, então agricultor familiar de arroz, José Gorjen

– A experiência do Grupo Risa com essa tecnologia na região foi muito positiva, e acreditamos que esses produtos têm um potencial enorme para impulsionar a produtividade de agricultores em toda a região do MATOPIBA – afirma Romeu Amaral, gerente comercial do Grupo Risa.

– Nossa proposta é combinar a expertise técnica da Oceana com a experiência prática de mercado do grupo Risa no uso da linha Algen, para desenvolver produtos de alta performance e tecnologia diferenciada aos produtores da região – completa Eduard Kozak, Diretor Comercial da Oceana Brasil.

Para Daniel Frasson, presidente da Oceana Brasil, a parceria com o Grupo Risa comprova a importância da linha Algen para o agronegócio.

– Essa parceria abre novos e promissores horizontes para a consolidação da nossa tecnologia nos produtos que desenvolvemos.

Sobre o Lithothamnium

O Lithothamnium é uma alga marinha 100% natural, de origem orgânica, sem contraindicações. Além de rica em cálcio e magnésio, possui mais de 70 nutrientes, como ferro, manganês, zinco, boro, selênio, molibdênio, cobre, silício e estrôncio. É extraída, beneficiada e comercializada pela Oceana Brasil em toda a América Latina, Europa e Estados Unidos. Os produtos derivados da alga estão crescendo rapidamente. Além de indicada como fertilizante para a agricultura, também pode ser usada em produtos de nutrição animal, pela indústria farmacêutica, para suplementação humana, e até para a despoluição de rios.

Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e nutrientes altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Brasil preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas do Lithothamnium.

Sobre a Oceana

Aplicação aérea do Lithothamnium
Aplicação aérea do Lithothamnium

A Oceana Brasil é uma empresa 100% nacional com tecnologia na extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium. Sua jazida está localizada em uma região de correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. Com linhas de produtos para nutrição animal e fertilização agrícola, atende ao mercado nacional e exporta seus produtos para diversos países da Europa, América Central, EUA e Ásia. A atividade industrial da Oceana é ecologicamente correta e preserva as características únicas de sua jazida. A companhia investe em programas de monitoramento de vida biológica, qualidade de água, controle ambiental e ações sociais com a comunidade local a fim de desenvolver a região de forma sustentável.

Sobre o Grupo Risa

O Grupo Risa, fundado em 1982, atua nos segmentos agrícola (soja e milho), defensivos, fertilizantes, máquinas e logística. É uma empresa consolidada no Maranhão e Piauí, há mais de 30 anos trabalhando na região. Possui seis fazendas nas regiões onde atua. Além das fazendas, investe na área de fertilizantes, com duas misturadoras no Maranhão e outra no Piauí, revenda de defensivos e máquinas agrícolas; e tem uma frota de mais de 150 caminhões. Recentemente, em parceria com a Bayer, adquiriu uma das mais modernas máquinas de TSI (Tratamento de Sementes Industrial) do mundo, com capacidade de tratar 20 ton/hora. Como a primeira e única Misturadora de Fertilizantes da Região Sul do Maranhão, funciona como importante suporte para a produção de grãos.

*Com edição de Cerrado Rural Agronegócios

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY