Cozinha de uma das escolas de Palmas (Foto: Divulgação)

Por Antônio Oliveira

A prefeitura de Palmas, por meio das secretarias do Desenvolvimento Rural, distribuiu uma tonelada de peixes da espécie Pintado da Amazônia para a Merenda Escolar da Rede Municipal de Educação do Município. O produto foi comprado por meio do  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que no Tocantins é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que é encarregado da triagem e habilitação dos produtores cadastrado junto a Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (FAERTO) e Central de Negócios da Agricultura Familiar (CNAF), órgão desta federação.

A Seder, além de ter seu próprio cadastro de produtores rurais da Agricultura Familiar, com frota própria, faz a logística de recepção, transporte e distribuição dos produtos para as escolas e instituições filantrópicas cadastradas.

Os peixes foram produzidos pela Associação Bompeixe, do Projeto de Piscicultura Sucupira, do Lago de Palmas.

Além deste serviço, conforme o titular da Seder, Roberto Sahium, faz parte da política da Prefeitura de Palmas priorizar a produção familiar e, também, fazer que as escolas produzam seu próprio alimento. Desta forma a Seder mantém e/ou incentiva hortas urbanas, plantações de milho e mandioca e criação de peixes.

Matéria editada as 8h30 de 26/10/2019 para correção de informações