SHARE
"O aquarismo, em resumo, é a atividade de manutenção de peixes ornamentais para contemplação e entretenimento" (Foto: divulgação)
“O aquarismo, em resumo, é a atividade de manutenção de peixes ornamentais para contemplação e entretenimento” (Foto: divulgação)

Da Ascom/Embrapa Pesca e Aquicultura*

A Embrapa Pesca e Aquicultura marcará presença em evento sobre piscicultura ornamental que acontece nesta quarta, 28 de novembro, em Uberlândia-MG. O pesquisador Fabrício Rezende, que coordena projeto nesta área, estará no I Workshop de Aquarismo e Piscicultura Ornamental da cidade.

Ele explica a diferença entre os dois conceitos:

-A piscicultura ornamental é uma atividade agropecuária na qual se trata da produção de peixes ornamentais em escala para atender ao mercado consumidor do aquarismo. O aquarismo, em resumo, é a atividade de manutenção de peixes ornamentais para contemplação e entretenimento.

Os temas a serem abordados por Fabrício no workshop vão de sistemas de produção a mercado e tendências na área.

– Em piscicultura ornamental, não existe limite quanto aos tipos de estruturas e manejos que podem ser utilizados para alcançar sucesso na produção. A curiosidade junto ao conhecimento científico, na produção de peixes ornamentais, é fundamental para a evolução da atividade, pois muitos profissionais que atuam na produção acabam por desenvolver manejos e aperfeiçoar as estruturas produtivas, simplesmente por observar o comportamento dos peixes sem ter receio de testar e corrigir o que for preciso para melhorar os resultados de produção – disse o pesquisador.

“O sucesso como empreendimento comercial vai além da tecnologia de produção”

– Os principais pontos na produção são a manutenção de animais com elevado padrão de qualidade (genético e sanitário) em ambiente com água em condições adequadas, com fornecimento de alimento de alta qualidade, sempre preservando bem-estar e estruturas para as desovas. O sucesso como empreendimento comercial vai além da tecnologia de produção, perpassa a percepção do piscicultor em entender as alterações nas tendências do que o mercado quer de raridade e padrão para o aquarismo – enfatizou.

Outros temas que serão discutidos no workshop são cuidados e medidas preventivas em sanidade e montagem e manutenção de lagos. O evento tem como realizadores a Prefeitura Municipal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Embrapa e empresas privadas. Para mais informações, inclusive inscrições, acesse o link https://www.sympla.com.br/i-workshop-aquariofilia-e-piscicultura-ornamental__386418.

*Com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY