Curso vai ensinar a cultivar o pirarucu, uma grande promessa comercial (Foto: Embrapa)
Curso vai ensinar a cultivar o pirarucu, uma grande promessa comercial (Foto: Embrapa)

Da Redação

Mais dois cursos são confirmados para o PISCISHOW/AVISULEITE 2019, que ocorrerão entre os dias 5 e7 de junho do corrente ano, em Palmas, capital do Tocantins.

São eles:

“Cultivo de pirarucu – sanidade – reprodução – nutrição e engorda”, a ser ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), Patrícia Oliveira Maciel e Giovanni Vitti Moro.

“Criação e manejo do frango caipira melhorado”, que será realizado pelo extensionista do instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Hélio de Souza.

Ao todo, serão cinco cursos durante os eventos, com um deles começando um dia antes da abertura dos eventos, que pé o “Cultivo de Organismos Aquáticos pelo Sistema de Bioflocos”, com o professor Jesus Malpatida. Clic aqui para ver este e o outro curso já anunciado.

O 5º será sobre cultivo e manejo do tambaqui e ainda está em negociação.

Perfis

(Foto: Embrapa)
(Foto: Embrapa)

Patrícia Oliveira Maciel, uma das monitores do curso sobre de criação de pirarucu, é Mestre em Ciências Biológicas pelo curso Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus-AM (2009). Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ (2006). Trabalhou na Estação de Reprodução de Peixes Nativos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura-SEPA/SEPROR, Balbina-AM (2009-2010). Atualmente ocupa o cargo de Pesquisadora em Sanidade de Espécies Aquícolas na EMBRAPA Pesca e Aquicultura, Palmas-TO (2011-atual). Principais áreas de atuação: Fisiologia de peixes; Parasitologia de Peixes; Tecnologias para prevenção e tratamento de doenças na aquicultura.

IFoto: Embrapa)
(Foto: Embrapa)

Giovanni Vitti Moro é Mestre em Ciências Biológicas pelo curso Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus-AM (2009). Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ (2006). Trabalhou na Estação de Reprodução de Peixes Nativos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura-SEPA/SEPROR, Balbina-AM (2009-2010). Atualmente ocupa o cargo de Pesquisadora em Sanidade de Espécies Aquícolas na EMBRAPA Pesca e Aquicultura, Palmas-TO (2011-atual). Principais áreas de atuação: Fisiologia de peixes; Parasitologia de Peixes; Tecnologias para prevenção e tratamento de doenças na aquicultura.

(Foto: Secom/Palmas)
(Foto: Secom/Palmas)

Hélio de Souza é Zootecnista, pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde; Pós Graduação: Nutrição de Ruminantes pela Unitins – Gurupi; Gestão em Agronegócio com ênfase na Agricultura Familiar pelo ITOP – Palmas;extensionista rural efetivo do Instituto de Desenvolvimento Rural – Ruraltins e mestrando do Curso  Agroenergia pela UFT.

As inscrições para os cursos, estarão abertas por meio do site dos eventos (www.piscishoweavisuleite.com.br) nos próximos dias.

Palestras e debates

Toda a grade de palestras abrangendo as áreas de piscicultura, avicultura, suinocultura e leite já está pronta e mescla a teoria com cases de sucesso. Mas ela só será divulgada no final do mês de março, juntamente com a grade de debates, painéis e talk shows