SHARE
Praia de Araguacema 1 - Foto - Márcio Di Pietro
As praias são os recursos naturais que mais atraem turistas para o Tocantins (Foto: Marcio Di Pietro)
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins (Seden), apoiou a realização do Encontro Estadual da Temporada de Praias 2017. O evento foi promovido pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Tocantins (SPU-TO) na tarde desta sexta-feira, 7, no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas.
O objetivo do encontro foi fortalecer a Temporada de Praias no Tocantins, com a parceria entre as instituições, fomentando a economia por meio do turismo e a geração de renda da população local. Segundo James Possap, superintendente de Turismo da Seden, a realização deste evento é fundamental para o desenvolvimento turístico do Estado.
– As praias são os recursos naturais que mais atraem turistas para o Tocantins. São 79 municípios banhados por rios federais, de cuidado da SPU, e foram convidados a estar aqui hoje para conhecerem os passos para realizar uma Temporada de forma adequada –  relatou o superintendente. Os principais rios federais no Estado são o Tocantins e o Araguaia.
De acordo com James Possap, a Seden tem promovido reuniões para viabilizar a realização da Temporada, seja por meio da obtenção das licenças, seja por meio de alternativas de recursos financeiros.
– A Seden produziu para os municípios o Manual da Temporada de Praias, pelo qual os gestores têm o passo a passo para ter uma praia licenciada, segura e com boa estrutura para a população. Mas o maior desafio a ser enfrentado é a questão dos recursos, e encontros desta natureza mostram aos gestores como inovar e buscar mais parcerias –  explicou superintendente. O Manual pode ser baixado gratuitamente no site da Seden, clicando neste link.
Para o superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Lúcio Alfenas, este evento teve um caráter principalmente de orientação.
– A SPU tem como missão cuidar do patrimônio da união, como os rios federais, e somos nós que damos a outorga aos municípios para usufruírem das praias. Fazemos isso com os nossos parceiros, como a Seden, o Corpo de Bombeiros, o Naturatins, a Polícia Militar e a Marinha. Os novos gestores puderam ter nesse encontro uma oportunidade para conhecer os trâmites de como montar uma estrutura de praias de forma regular e fomentar o turismo em seus municípios –  disse Lúcio Alfenas.
Expectativas dos gestores
Cerca de 60 gestores participaram do evento, entre prefeitos e secretários municipais. A busca por recursos e parceiros foi o principal motivo da presença de Leonete Cruz Mesquita Martins, secretária de Turismo, Meio Ambiente, Juventude e Esportes do município de Araguacema.
– Além da orientação que tivemos da SPU, a alternativa para obtenção de recursos é fundamental. Também queremos firmar apoio com a Marinha, a Polícia Militar e o Naturatins – enumerou a secretária.
Araguacema, no norte do Tocantins, abriga a famosa praia da Gaivota, no Rio Araguaia, uma das mais visitadas no Estado, com fluxo de 100 mil turistas em 2016, principalmente dos estados de Goiás, Tocantins e São Paulo.
Para Raimunda Virgilene Sousa de Oliveira, prefeita de Barra do Ouro, município às margens do Rio Tocantins, o evento esclareceu os processos para reativação da praia.
– Estamos sem temporada há seis anos e, com o apoio do Governo do Estado, queremos reativar a praia, incentivando o turismo no nosso município – disse a prefeita. Barra do Ouro dista 470 km da capital, Palmas, e tem 5.200 habitantes.
Também participaram do evento, o vereador Milton Neres, representando o deputado federal Lázaro Botelho; o assessor executivo da Secretaria do Patrimônio da União, Antonio Roberto; o capitão da Marinha do Brasil, Silvio Cesar Rocha de Sá; o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Carlos Eduardo de Souza Farias; e a engenheira ambiental e bióloga do Instituto Natureza do Tocantins, Larissa da Silva Cintra Caroline Bueto.

Da Ascom/Seden, com edição de Cerrado Rural

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY