Home Uncategorized Procon: Aliado nas conquistas da mulher consumidora

Procon: Aliado nas conquistas da mulher consumidora

*Por Rita de Cássia P. C. da Silva

Foto0131Não restam dúvidas que o dia 08 de março é a data que representa um marco de lutas, com as quais a mulher, independente de sua cor, raça ou classe social, conquistou e vem conquistando seus direitos, passo a passo, na sociedade. Mãe, esposa, companheira, amiga e trabalhadora, várias funções em uma só mulher.

Reportagem de 2015, no Portal Brasil, descreveu o perfil da mulher brasileira como sendo responsável pelo sustento de 37,3% das famílias, o que a coloca na condição de provedora do lar e, em conseqüência, a ela é atribuída maior decisão de compra, exercendo influência na família.

Consumidora ciente de seus direitos revela sua habilidade em driblar a crise. Equilibrada e econômica, vai à busca dos melhores preços, o que a torna administradora exemplar por natureza. Reivindicar seus direitos é o que ela mais sabe fazer na hora de exigir produtos e serviços de qualidade. Porém, essas atribuições ainda não são uma realidade na vida de todas as mulheres brasileiras; por questões culturais e socioeconômicas, muitas desconhecem seus direitos como cidadãs contribuintes, e consumidoras frequentes no mercado de consumo.

Portanto, é uma luta a travar, e o Procon Tocantins, através de suas ações,viabiliza o acesso à informação, permitindo que o Art.6° do capítulo III da Lei 8. 078/90, que aborda os direitos básicos do consumidor, se torne uma realidade na vida de milhares de mulheres tocantinenses. Juntas alcançaremos mais essa conquista!

* É Técnico em Defesa do Consumidor do Núcleo de Porto Nacional