SHARE
Programa tem ajudado a repovoar os reservatórios dos municípios piauienses, diz o Governo do Piauí (Foto: Ascom/Semar)
Programa tem ajudado a repovoar os reservatórios dos municípios piauienses, diz o Governo do Piauí (Foto: Ascom/Semar)

No último fim de semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) realizou nas cidades de Gilbués e Curimatá, o Programa de Peixamento com Povoamento e Repovoamento das Bacias Hidrográficas do Piauí. No total, 1,5 milhão de alevinos foram distribuídos. Houve também o plantio de mudas nativas do Programa Piauí Mais Verde.

Na cidade de Gilbués, foram distribuídos 30 mil alevinos para moradores que vão soltar os peixes em vários açudes do município. A ação foi realizada pelo secretário Ziza Carvalho, juntamente com o superintende de Recursos Hídricos, Romildo Mafra e contou com o apoio do corpo técnico da secretaria e de autoridades políticas da região. A entrega aconteceu na sede do Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade) e foi acompanhada de perto pelo presidente do Núcleo e secretário de Meio Ambiente do município de Gilbués, Fabriciano Corado.

Em Curimatá foram soltos 50 mil peixes das espécies Curimatã, Tilápia e Tambatinga na Barragem Vereda da Cruz, principal açude do município, e 400 mil alevinos na Barragem Algodões II. O prefeito Valdecir Júnior e membros Associados da Colônia de Pescadores participaram da ação. Já a Lagoa de Parnaguá recebeu 1 milhão de alevinos. Também foi realizado o plantio de 300 mudas de árvores nativas na Praça Marquês de Paranaguá, no município de Parnaguá, como parte das atividades do Programa Piauí Mais Verde, ação que leva a arborização a áreas urbanas do Piauí.

O Programa de Peixamento com Povoamento e Repovoamento das Bacias Hidrográficas do Estado está sendo executado em vários municípios piauienses e vai contemplar outros ao longo do ano.

Da Secom-PI, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY