SHARE

Da Redação*

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Invocação, e a ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) promovem, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, o Road Show Inovação na Prática para a Indústria de Papel e Celulose, que leva empresários do setor a conhecer centros de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD& I).  A abertura do Road Show será realizada em Brasília, na Unidade EMBRAPII de Bioquímica de Renováveis, Embrapa Agroenergia, às 9 horas, do dia 19 de fevereiro.

O Road Show vai permitir que os dois lados interajam e debatam oportunidades de desenvolvimento de inovação (Foto: Divulgação)
O Road Show vai permitir que os dois lados interajam e debatam oportunidades de desenvolvimento de inovação (Foto: Divulgação)

O encontro tem o objetivo de aproximar o setor de papel e celulose às tecnologias mais avançadas no Brasil, além favorecer a geração de novos negócios e a cooperação em P, D&I entre as empresas e as instituições de pesquisas. O roteiro do Road Show inclui também visita à Unidade EMBRAPII de Manufatura Integrada, Senai Cimatec, no dia 20 de fevereiro, em Salvador, e fecha na cidade do Rio de Janeiro, com a ida ao ISI Biossintéticos, no dia 21 de fevereiro. Em março, novos centros de pesquisas serão visitados, entre eles, a Unidade EMBRAPII de Polímeros, ISI Polímeros e a Unidade EMBRAPII de Sistemas de Sensoriamento, ISI Metalmecânica, ambos em São Leopoldo (RS).

 – A competitividade da indústria passa pela inovação e, cada vez mais, as soluções tecnológicas estão se tornando mais colaborativas. A parceria entre empresas e instituições de pesquisa é fundamental, considerando que ambos detêm muito conhecimento. O Road Show vai permitir que os dois lados interajam e debatam oportunidades de desenvolvimento de inovação. A EMBRAPII atua para ser a ponte do setor produtivo e a Academia –  destaca o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon.

Além de conhecer a infraestrutura dos laboratórios in loco, os encontros também contarão com atendimentos empresariais, quando as empresas participantes poderão esclarecer eventuais dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos. Assim, podem dar início a estruturação de projeto de inovação com subsídio financeiro da EMBRAPII.

Em outubro, a EMBRAPII e a ABTCP firmaram uma aliança para incentivar inovação no setor de papel e celulose. O acordo pretende estimular projetos de P,D&I entre empresas e Unidades EMBRAPII, tornando a rede de Unidades EMBRAPII referência para atividades de pesquisa e inovação do setor.

Conheça as Unidades EMBRAPII participantes

Embrapa Agroenergia é um centro de pesquisa e inovação dedicado a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a conversão eficiente e sustentável de biomassa em biocombustíveis, produtos químicos e materiais de origem de renovável.

Senai Cimatec é credenciado pela EMBRAPII conta com um programa de suporte tecnológico para promover a pesquisa aplicada nas tecnologias integradas da manufatura. Destaca-se como principais projetos inovadores na área de competência o desenvolvimento de robôs submarinos, tecnologias para reaproveitamento de rejeitos de minérios e desenvolvimento de plantas piloto.

ISI metalomecânica é uma unidade credenciada pela EMBRAPII para desenvolver projetos de PD&I, na área de Sistemas de Sensoriamento, com foco em três temas: desenvolvimento e integração de sensores, desenvolvimento de sistemas de visão computacional e desenvolvimento de sistemas computacionais para sensoriamento.

ISI Polímeros é uma unidade credenciada pela EMBRAPII para desenvolver projetos de PD&I, na área de competência Polímeros, tendo como foco nas sub-áreas Elastômeros (Borrachas), Plásticos, Compósitos, Tintas e Adesivos. O mesmo conta com profissionais qualificados, infraestrutura e equipamentos modernos, com capacidade para atender às mais diversas demandas tecnológicas da indústria.

Serviço

Evento: Abertura do “Road Show EMBRAPII-ABTCP”

Horário: 9h00

Local: Embrapa Agroenergia

Endereço: Parque Estação Biológica  s/nº

*Fonte: Ascom/EMBRAPII, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY