SHARE

De Assessoria*

Uma vacina dupla recombinante, que protege em uma única aplicação, ainda no incubatório, contra as doenças de Marek, Gumboro e Newcastle. Essa é a tecnologia exclusiva da INNOVAX ND-IBD, lançamento que marca uma nova geração de vacinas que a MSD Saúde Animal traz para o mercado, principalmente para o segmento de frango de corte.

Com a conveniência da tripla proteção em uma dose, a INNOVAX ND-IBD é administrada individualmente in-ovo (com 18 dias de incubação) ou no primeiro dia de vida dos pintinhos. O que representa uma evolução em todos os sentidos, como o bem-estar animal, otimização dos processos e a proteção duradoura.

Com a nova tecnologia, a MSD Saúde Animal traz somente uma única aplicação (Foto: Divulgação)
Com a nova tecnologia, a MSD Saúde Animal traz somente uma única aplicação (Foto: Divulgação)

– Como resultado, INNOVAX ND-IBD é eficaz no controle de três enfermidades desafiadoras da indústria avícola mundial. Outra vantagem desta tecnologia é que não será preciso em muitos casos expor as aves aos vírus vacinais vivos, contra as doenças de Gumboro ou Newcastle. Consequentemente, elas reduzem o gasto de energia para criar imunidades contra essas enfermidades, o que contribui para melhor desempenho das aves nas granjas – diz Thiago Moreira, gerente técnico da Unidade Avicultura da MSD Saúde Animal.

É importante ressaltar que, até hoje, a vacinação contra estas três enfermidades no incubatório ainda carecia obrigatoriamente da aplicação de, no mínimo, duas vacinas sendo a contra Newcastle ou Gumboro obrigatoriamente composta de vírus vivos.

– Hoje, a empresa que deseja se proteger contra a doença de Gumboro, Marek e Newcastle necessita aplicar duas vacinas nos incubatórios. Com a nova tecnologia, a MSD Saúde Animal traz somente uma única aplicação, o que oferece redução da demanda por espaço em armazenamento nos incubatórios e otimização de mão de obra. Além disso, claramente contribui para bem-estar animal, pois uma aplicação de vacina a menos é realizada – diz.

Importância da prevenção

A Doença Infecciosa da Bursa (IBD), conhecida como Gumboro, é altamente contagiosa, sendo responsável por uma série de impactos econômicos para produção. Ela atinge a bolsa de Fabrícius, um importante órgão linfoide primário, e compromete a resposta imune das aves causando imunossupressão e aumento da mortalidade. Já a doença de Marek afeta populações de aves no mundo todo. Sem nenhuma medida de controle, é capaz de causar perdas econômicas importantes em lotes comerciais.

Mesmo na ausência de sinais clínicos, os efeitos imunossupressores da doença de Marek podem levar ao crescimento e ao desempenho inadequado, o que afeta de maneira significativa a produção – assim como a doença de Newcastle, que é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que acomete aves, com sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, como diarreia e edema da cabeça. Não há tratamento, porém, a vacinação pode ajudar a prevenir a doença causada pelo vírus.

Pesquisa e inovação

A INNOVAX ND-IBD é fruto de mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento da MSD Saúde Animal. O lançamento da vacina marca as ações da companhia para sua expansão no mercado da avicultura brasileira e complementa as demais linhas de produtos já existentes da empresa.

No mercado brasileiro, o lançamento da vacina contribuirá para um dos segmentos que mais cresce: a avicultura.

– É uma vacina que a indústria do setor já solicitava há tempos. A expectativa é que esse lançamento revolucione o mercado de vacina de incubatórios – afirma.

A INNOVAX ND-IBD já é sucesso no Peru e na Europa, onde sua comercialização se iniciou há alguns meses. O produto está disponível para venda no Brasil deste o mês de novembro de 2018.

Sobre a MSD Saúde Animal

Com foco em desenvolvimento de medicamentos e serviços inovadores para veterinários, produtores e proprietários de animais de estimação, a MSD Saúde Animal é uma companhia global com mais de um século de história, presente em mais de 50 países e com produtos disponíveis em 140 mercados. Conhecida nos Estados Unidos e Canadá como Merck Animal Health, a empresa biofarmacêutica é uma das líderes de mercado no fornecimento de produtos voltados a saúde animal. Seu propósito é melhorar a saúde e desempenho dos animais por meio da pesquisa e inovação. Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br.

*Com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY