SHARE
O projeto conta com 80 tanques de redes, 17 associados (Foto: Adapec)
O projeto conta com 80 tanques de redes, 17 associados (Foto: Adapec)

*Da Ascom/Adapec 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na terça-feira, 16, uma palestra sobre sanidade dos animais aquáticos, direcionada aos associados do Parque Aquícola Sucupira, em Palmas. Na ocasião, foram discutidos os princípios sanitários para produção das espécies, trânsito, legislação e demais orientações técnicas. O projeto conta com 80 tanques de redes, 17 associados e produzem em média 40 toneladas de peixes a cada ciclo, que dura entre 10 e 12 meses.

Para a presidente da Adapec em exercício, Márcia Helena da Fonseca, o objetivo do encontro é levar informações sobre o controle sanitário e a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias que podem afetar a produção.

– O Estado tem grande vocação para produção de peixes e um cenário favorável, por isso, quanto mais conhecimento os empresários do ramo tiverem, mais alimentos de qualidade serão produzidos –  disse.

O palestrante e responsável técnico do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos da Adapec, Jefferson Pessoa, explicou que foram discutidas as ações sanitárias, as documentações necessárias para o trânsito de animais, a importância do cadastramento da propriedade produtora na Adapec.

– Foi uma oportunidade de sanarmos dúvidas, porque mesmo realizando visitas técnicas periodicamente, sempre é possível melhorarmos as atividades em conjunto – avaliou.

A inspetora agropecuária da Adapec, Leila Pessoa, disse que a reunião foi extramente proveitosa e participativa.

– Os associados elogiaram esse contato direto e aproveitaram a oportunidade para buscarem conhecimento, enfatizamos também a importância do cadastramento obrigatório de estabelecimentos com animais aquáticos, que realizamos após uma vistoria na propriedade ou no estabelecimento – destacou.

Vale lembrar que todos os projetos aquícolas devem ter a autorização dos órgãos ambientais, e que a aquisição de animais aquáticos deve ser feito em estabelecimento cadastrado na Adapec. A Agência está presente nos 139 municípios do Estado trabalhando ostensiva para garantir a defesa sanitária animal e vegetal.

*Com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY