SHARE

*Da redação

O 6º Seminário Soja Plus Brasil 2016, que acontecerá na próxima quinta-feira, 1º, em Luís Eduardo Magalhaes, no oeste da Bahia, vai homenagear quatro produtores rurais desta região e de Mato Grosso  e a ONG Solidaridad, da Holanda

Soja Plus tem como meta a produção sustentável (Foto: Divulgação)
Soja Plus tem como meta a produção sustentável (Foto: Divulgação)

O evento, segundo seus organizadores,  reunirá produtores rurais, representantes do setor industrial, da academia e da sociedade civil e apresentará os resultados e perspectivas do Soja Plus nos quatro estados em que o programa está implantado: Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Os troféus pela excelência em gestão das propriedades rurais serão entregues a: Franco André Bosa, da Fazenda Boiadeiro (BA); Jarbas Bergamaschi, da Fazenda Sama (BA); Grupo Agrifirma, da Fazenda Bananal (BA); Carlos Alberto Petter, da Fazenda Estrela do Sul, em Nova Xavantina (MT). O diretor da Solidaridad, Harry van der Vliet, receberá o troféu em agradecimento pela parceria com o Soja Plus Bahia.

A Fundação Solidaridad com presença em mais de 50 países, aplica recursos do Soy Fast Track Fund (SFTF). O projeto da Solidaridad tem o objetivo de ampliar o impacto positivo do programa Soja Plus no Oeste da Bahia por meio do atendimento a um número maior de propriedades.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) coordena o Soja Plus em nível nacional e é a organizadora do seminário junto com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A palestra magna “Gestão da água na produção agrícola” será ministrada pelo professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Everardo Mantovani. A escassez hídrica tem sido muito severa, nos últimos anos, com forte impacto na produção agrícola do Oeste da Bahia. Neste ano, o evento terá uma novidade. Já que existem fazendas que participam do Soja Plus nas proximidades do local, será realizada visita de campo, no período da tarde, à fazenda Sama.

O Soja Plus, programa de gestão da propriedade rural brasileira, já capacitou 5.100 produtores em cursos e dias de campo sobre legislação social e ambiental, nos últimos cinco anos. Além disso, 980 fazendas têm recebido assistência técnica personalizada. O Soja Plus aplica check list com 180 indicadores, emite um relatório completo sobre os pontos positivos e frágeis da fazenda e fornece gratuitamente placas orientativas, vídeos sobre diálogo diário de segurança, blocos de controle de entrega de documentos, manual de normas legais, kits de primeiros socorros, manuais sobre o Código Florestal e construções rurais, entre outros materiais.

Por ser um programa que oferece assessoria técnica aos produtores de soja sem onerá-los e sem exigir prazos rígidos para aperfeiçoar a gestão da propriedade, o programa tem tido boa aceitação. É um programa gratuito de melhoria contínua, de acordo com as possibilidades de investimento dos produtores.

*Da Ascom/Aiba, com edição da redação do site

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY